FRANCO JUNIOR
[email protected]
Estudantes do 7º ano do Colégio Externato de São João da Boa Vista idealizaram um projeto solidário que está sendo realizado durante as férias escolares. Eles decidiram ir às ruas e conseguir doadores de sangue para repor o estoque do Banco de Sangue, que neste período de inverno, historicamente, recebe poucas doações.
Ao total são 46 alunos, do 7º ano A e B, participando da ação. Cada um deles tem como meta conseguir dois doadores de sangue neste período do ano. O projeto solidário faz parte da disciplina de Português e foi idealizado pela professora Viviane de Souza Rocha.
De acordo com Viviani Valentoni, que é coordenadora e orientadora do Fundamental 2 do Externato, a proposta surgiu, pois os alunos do 7º ano teriam de abraçar um projeto solidário como meta da disciplina de Português. Desta forma a doação de sangue foi pensada para já ser colocada em prática neste período de inverno. Para auxiliar os estudantes, uma funcionária do Banco de Sangue esteve no Colégio no mês de junho e, depois disso, a ação começou.
“O projeto teve início no dia 26 de junho, quando foi feita divulgação da proposta nas redes sociais. Depois disso, a partir de 1º de julho, os alunos foram às ruas para a captação de doadores e vão fazer isso até o fim agosto. Cada aluno deverá conseguir no mínimo dois doadores. Claro que, no final, [os estudantes que alcançarem o objetivo] receberão pontos em suas notas, porém o mais importante foi o engajamento e o fato de eles tomarem consciência de que, por falta de sangue, alguém pode morrer. Isso marcou muito!”, relatou Viviani.
QUEM PODE DOAR
Alguns requisitos são básicos para uma pessoa poder doar sangue. São eles: estar em boas condições de saúde; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto; ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos); menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis; pesar no mínimo 50 kg; e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Ainda existem impedimentos temporários ou definitivos, além de cuidados pós-doação e outros detalhes, os quais podem ser conferidos no site www.grupobioclinica.com.br.
SERVIÇO
O horário normal de atendimento do Banco de Sangue é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, e aos sábados, das 7h às 11h30.
O Banco de Sangue está localizado à rua Carolina Malheiros, 92, Vila Conrado, em São João da Boa Vista (entrada pela avenida João Osório, ao lado do laboratório da Santa Casa).
Mais informações pelo telefone (19) 3633-7036, pelo Whatsapp (19) 99911-6888, ou ainda pelas páginas oficiais do Banco de Sangue no Facebook (Banco de Sangue Sjbv) e no Instagram (@bancodesanguebioclinicasjbv).
Confira mais fotos: