Vereador quer identificação digital nas escolas municipais

Sebastião Neris: vereador idealizou a proposta para as escolas de São João da Boa Vista – (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

O vereador Sebastião Neris (PV) enviou proposta de lei ao prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (MDB) para que a Prefeitura de São João instale equipamento de identificação digital nas escolas municipais. O anteprojeto foi apresentado pelo edil na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (6). Caso o chefe do Poder Público aprove a sugestão, um projeto de lei municipal será enviado para o Legislativo sanjoanense.

A proposta de Neris é que sejam instalados os equipamentos digitais que façam identificação facial ou biométrica dos estudantes. De acordo com o vereador, a medida é necessária para melhor controle de frequência dos alunos em sala de aula. Conforme explicou o edil durante a reunião, a lei seria importante também para evitar que o estudante mate aula, pois, caso ele não compareça à escola, uma mensagem de alerta será enviada ao responsável do aluno, que deverá explicar o motivo da ausência.

Neris mostrou, durante a sessão, reportagem de uma escola de Igarapava (SP) em que sistema de identificação facial foi implantado. Após a reprodução do vídeo, o vereador citou a questão de segurança como outro motivo para que o prefeito acate a sugestão.

“Nós, como vereadores, não podemos só ficar pensando em buracos na rua. É preciso pensar no futuro e é o que proponho com esse projeto. Vale lembrar a questão de segurança; com equipamentos desse estilo, desastres como o ocorrido em Suzano dificilmente irão se repetir”, declarou.

JUSTIFICATIVA
Sebastião Neris, na justificativa do anteprojeto, descreveu que “trata-se de um Sistema de Controle de Frequência por meio Digital que deve ser implantado nas Escolas Públicas do Município, com o objetivo primordial de diminuir e combater de forma efetiva a Evasão Escolar, pois haveria um controle mais concreto e realístico em relação à presença dos alunos na sala de aula”.

O vereador ainda justificou que “com a revolução da tecnologia, faz-se necessário o aprimoramento do controle da presença dos alunos nas salas de aula, tendo em vista que a realização da tradicional ‘chamada’ já se tornou obsoleta e ultrapassada, sendo que o sistema de identificação por meio digital se mostraria mais condizente com a presente realidade vivenciada no País”.

Por Franco Junior.

1 COMENTÁRIO

1. Boa idéia, segurança é primordial, vale lembrar que uns anos atrás o mesmo prefeito retirou a segurança das escolas e várias foram assaltadas várias vezes, e sobre a biometria é de grande valia nos dias de hoje, pelo que vemos é só o Neris que está pensando no futuro os outros só quer saber de dar nome de rua e titulos, homenagens, etc…