Jovens de São João embarcam esta semana para a Jornada Mundial da Juventude

Jovens sanjoanenses começaram a embarcar esta semana para o início da peregrinação rumo ao Panamá, onde ocorre a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), de 22 a 27 de janeiro. Quatro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus já começaram a caminhada na terça-feira (14) rumo a uma pré-Jornada na Costa Rica. Nove jovens do Rosário vão, nesta quarta (16), a um pré-evento na Colômbia, assim como dois peregrinos da Catedral que embarcam para a pré-JMJ colombiana, na quinta-feira (17), antes de seguirem ao evento principal.

O MUNICIPIO já trouxe, nas últimas edições, a história dos jovens do Rosário e também do Sagrado Coração de Jesus. Desta vez, narra os caminhos percorridos por dois peregrinos da Catedral para realizarem o sonho de embarcarem para uma Jornada Mundial da Juventude.

“Quando começamos a pensar na Jornada Mundial da Juventude de 2019, outros jovens da nossa Paróquia também sentiram o desejo de ir. Fizemos reuniões, planejamentos e alguns desses jovens, por motivos pessoais, acabaram desistindo. Ficamos em apenas quatro jovens e imediatamente começamos a vender doces após as missas da Catedral e do São Benedito, e após o grupo de oração Nova Jerusalém que participamos”, contou Mariana Ansani, 24, que representará, ao lado de Rafael Cardoso, 27, a Paróquia Catedral na JMJ.

Rafael Cardoso, o pároco da Catedral, padre Claudemir Canela, e Mariana Ansani – (Foto: Divulgação)

A jovem destaca que, desde o início, o grupo sabia que não seria fácil realizar o desejo de estar em uma Jornada Mundial da Juventude, sonho que havia sido realizado apenas por Rafael, que, em 2013, esteve no evento realizado no Rio de Janeiro. Com isso, conforme o tempo foi passando, dois jovens acabaram desistindo de irem ao Panamá.

“Mais ou menos no meio do ano de 2018, a Cíntia [Aguilera, de 17 anos] descobriu um Linfoma [câncer], e teve que parar para se cuidar. Devido ao tratamento ser muito delicado, não poderia mais estar conosco, participando da Jornada. Ficamos em três, mas o Gabriel [Turatti, de 17 anos] também teve que parar por motivos pessoais. Ficamos muito tristes, porque no começo muitos tinham a vontade e hoje somos apenas dois. Mas não desistimos, nós vendemos muitas pizzas, doces e inúmeras rifas. Hoje estamos na reta final da realização desse sonho”, relembrou Mariana.

PEREGRINAÇÃO
A peregrinação de Mariana e Rafael tem início nesta quinta-feira (17) quando eles embarcam para uma pré-Jornada na Colômbia. De lá, os jovens da Catedral seguem direto para o Panamá, onde ocorre a JMJ, e permanecem no local do evento até 1º de fevereiro.

“Queremos dedicar essa Jornada Mundial da Juventude à Cíntia e a todos os jovens que por diversos motivos não poderão estar conosco. Se Deus quiser e faremos o possível para eles estarem na próxima jornada, em Portugal. Esperamos ter muitas vivências de oração, partilha e, claro, estamos ansiosos para estar com o papa Francisco. Somos muito gratos a nossos pais, ao padre Mil, ao Monsenhor Denizar, ao bispo Dom Antônio Vilar, a comunidade do São Benedito e a todos os nossos amigos e familiares que nos ajudaram até aqui. Com certeza levaremos todos eles em nossos corações”, concluiu Mariana.

MAIS PEREGRINOS
Além de Mariana e Rafael, outros 13 jovens sanjoanenses estarão no Panamá para a JMJ 2019. Quatro desses peregrinos são da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e já embarcaram para iniciar a caminhada rumo à Jornada na última terça-feira (14). Inicialmente eles passarão alguns dias na Costa Rica, onde será realizada uma pré-Jornada.

Já os outros nove jovens são da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e, antes de irem ao Panamá, embarcam para a Colômbia, nesta quarta-feira (16), para participarem de uma pré-JMJ.

Por Franco Junior.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here