Cerimônia de abertura da Taça São João lota ginásio do CIC

A primeira fase da 20ª Taça São João UniFEOB de Futebol do Interior Paulista – Brasil terminou na segunda-feira (14) e, a partir desta terça-feira (15), os jogos são decididos no estilo mata-mata, ou seja, quem perder está eliminado. Caso houver empate, a partida será definida nos pênaltis.

No total, 124 equipes de 54 clubes diferentes iniciaram o torneio, mais de 3.000 atletas foram inscritos na competição.

ABERTURA
Na última sexta-feira (11) foi realizada a abertura oficial da 20ª Taça São João, no ginásio do CIC, em São João da Boa Vista.

O evento contou com a presença de mais de 5.000 participantes, recorde de público em 18 anos da competição em São João, que é organizada pela Rick Eventos & Promoções, com apoio da Prefeitura e UniFEOB.

(Foto: Pedro Souza/O MUNICIPIO)

A cerimônia de abertura reuniu os atletas de 11 estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, para apresentação das equipes.

O evento ainda teve o acendimento da pira olímpica, com o atleta Tavinho, do sub-18 do CSU/DER, e o juramento do atleta, feito por Marco Antônio, do sub-14 da Esportiva Sanjoanense. Teve também a apresentação do Hino Nacional e de São João da Boa Vista pela Banda Dona Gabriela, apresentações de grupos de dança do Departamento de Esportes e show com o grupo Samba SJ.

PRIMEIRA FASE
Na segunda-feira (14), foi encerrada a primeira fase da competição. Muitas equipes já deram adeus ao torneio, mas outras ainda buscam o sonho de ser campeão.

Na categoria sub-12 foram marcados 92 gols em 30 jogos, média de três gols por partida.
No sub-14, foram 146 gols em 48 jogos, também média de três gols por partida.

Já no sub-16, a categoria com mais times, foram anotados 189 gols em 60 jogos, com média de 3,1 gols por partida.

Na categoria mais velha, a sub-18, foram feitos 114 gols em 44 jogos, média de 2,5 gols por partida.

No total da primeira fase, contando todas as categorias, foram marcados 541 gols em 182 jogos, uma média de 2,9 gols por jogo.

Taça São João: na primeira fase foram 182 jogos realizados em São João e Águas da Prata – (Foto: Pedro Souza/O MUNICIPIO)

COMÉRCIO
A Taça São João já provou ser muito rentável para a cidade, tanto que o evento está instituído, por lei, no calendário oficial do município de São João da Boa Vista.

Uma das áreas que mais se beneficia com isso é o comércio, já que muitas pessoas se instalam em São João nesta semana. No total, 32 alojamentos estão disponíveis para as delegações em diversos pontos da cidade, uma estratégia para que o consumo seja feito em todas as regiões do município.

Entre os principais consumos estão: supermercados, restaurantes, lanchonetes, padarias, pizzarias, açougues, ambulantes, itens de cozinha, postos de gasolina, farmácias, materiais de construção e artigos esportivos.

“É notável o aquecimento do comércio neste período, são muitos visitantes que consomem na cidade, isso é o que sentimos quando conversamos com nosso associado do comércio sanjoanense. Nós da ACE [Associação Comercial e Empresarial] apoiamos este evento”, pontuou Raphael Padua, gerente administrativo da ACE São João.

Por Pedro Souza.