Sanjoanenses vão ao Panamá para Jornada Mundial da Juventude

Um grupo de jovens de São João da Boa Vista se prepara para encontrar o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá no Panamá de 22 a 27 de janeiro. Alguns desses sanjoanenses já estiveram nas Jornadas que ocorreram em Madri (2011), Rio de Janeiro (2013) e Cracóvia (2016).

Para conseguirem realizar o sonho de embarcar para mais uma JMJ, os nove jovens, que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizaram diversos eventos com o intuito de angariar dinheiro para irem ao Panamá.

“Nós vendemos doces nas missas, rodízios de pizza, pedágios na avenida para arrecadação de dinheiro e também fizemos algumas rifas. Além disso, o padre Paulo Fuliario [pároco do Rosário] deixou que trabalhássemos na quermesse da paróquia e ficássemos com o lucro de um dia dela para a nossa viagem”, destacou Isabella Munhoz, 20, uma das jovens da Paróquia do Rosário que estará no Panamá, para a JMJ.

Ela ainda salienta que tornar esse sonho realidade só foi possível graças às pessoas que contribuíram durante todas as atividades. “Todos nós [peregrinos] agradecemos às pessoas que nos ajudaram em alguma das atividades que fizemos para arrecadar dinheiro, seja comprando uma pizza, uma rifa, um doce, fazendo alguma doação durante os pedágios ou participado da quermesse. Isso tornou possível a nossa ida ao Panamá para que possamos participar da Jornada Mundial da Juventude”, completou.

Grupo: os nove sanjoanenses que estarão no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude – (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

COLÔMBIA E PANAMÁ
Antes de chegar ao Panamá, Isabella explica que ela, os demais jovens e a catequista Maria Rita, que é a responsável pelo grupo, irão desembarcar, inicialmente, na Colômbia, onde participarão da chamada pré-Jornada.

“Sairemos do Brasil dia 16 de Janeiro e iremos à Colômbia para uma pré-Jornada. Seremos recebidos por famílias colombianas e depois de alguns dias vamos para o encontro no Panamá com o papa Francisco”, destacou.

Depois do período de peregrinação entre a pré-Jornada, na Colômbia, e a JMJ, no Panamá, o grupo de jovens de São João da Boa Vista retorna ao Brasil no dia 1º de fevereiro.

JMJ E ENCONTRO COM O PAPA
Isabella destaca que o encontro com o papa Francisco será o ápice da peregrinação e revela que, para ela e os outros jovens, a Jornada já começou há três anos, quando todo trabalho para arrecadação de dinheiro para viabilizar a viagem teve início.

“É um sentimento único estar indo pra essa Jornada. Já fui para o Rio de Janeiro, porém posso dizer que foi mais fácil conseguir ir até lá, por ser aqui no Brasil. Já no Panamá, uma viagem internacional, nós nos organizamos para fazer vários eventos para arrecadação de dinheiro. Tem sido realmente uma luta diária pagar cada parcela dessa viagem e desde já, em cada evento feito, estamos vivendo essa jornada. Ela [JMJ] não vai começar agora dia 16, começou há três anos, quando começamos a trabalhar e ter esse espírito entre os peregrinos”, comentou.

Ela narra, ainda, que o objetivo do grupo que vai ao Panamá é a busca por um sentimento de paz e fé. “Nós estamos indo atrás de uma palavra e um sentimento que só sentimos quando estamos realmente dispostos a se abrir. Sei que nosso grupo, mesmo pequeno, está indo com o coração aberto e buscando algo muito grande. Estamos indo representando a todos que um dia sentiram a vontade de estar em um encontro com uma figura tão representativa quanto a do Papa”, completou.

Por Franco Junior.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here