Águas da Prata recebeu o Selo Município VerdeAzul de eficiência da gestão ambiental e o Prêmio Franco Montoro, premiação que elege a estância hidromineral como a Melhor Cidade da Bacia do Rio Mogi. O reconhecimento para o município, com cerca de 8.000 habitantes, aconteceu em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (20).
Com o Selo, Águas da Prata saltou 158 posições e foi da 171ª para 13ª colocação no ranking do índice que mede e apoia a eficiência da gestão ambiental, com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios paulistas.
Segundo o Executivo, o reconhecimento é fruto do trabalho conjunto entre Prefeitura, vereadores e principalmente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob o comando do secretário Marcos Santos.
Presente na cerimônia na capital paulista, o prefeito Carlos Henrique Dezena fez questão de agradecer a todos os que colaboraram para que as duas conquistas fossem possíveis.
“Foi espetacular o que aconteceu aqui, hoje (na quinta-feira), em São Paulo. É muita felicidade para todos nós pratenses. Quero agradecer a todos os colaboradores da prefeitura, aos secretários e aos vereadores que nos apoiam nessa jornada de fazer uma cidade melhor para todos nós. Estou muito feliz e grato a todos”, disse.
CAMINHÃO COLETOR
Há poucos dias, Águas da Prata já recebeu um caminhão de coleta de lixo em função do desempenho do trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
MUNICÍPIO VERDEAZUL
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.
Por Ignácio Garcia.