ACE prevê crescimento nas vendas para o Natal de 2018

As vendas de dezembro, especificamente entre o Natal e o Ano Novo, devem apresentar uma melhora em relação aos demais meses de 2018 e até crescimento em relação ao mesmo intervalo de festas do ano passado. Embora não tenha apresentado o percentual estimado, a previsão da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de São João da Boa Vista indica otimismo. Alguns empresários vislumbram aumento de até 10%.

“A expectativa dos empresários sanjoanenses é de alta, pois, especialmente no mês de outubro, por conta das eleições, foi extremamente negativo para o comércio varejista”, informou a Associação.

Ainda segundo a entidade, as expectativas criadas em torno do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), devem impulsionar os consumidores às compras. “Naturalmente, com a melhora nas expectativas de vendas, a demanda por trabalhadores temporários no varejo deverá crescer”, antecipou.

De acordo com a ACE, o maior aumento nas vendas deverá ocorrer nos segmentos de hipermercados, lojas de vestuário e de artigos de uso pessoal e doméstico, ramos que, juntos, deverão responder por cerca de 75% das vendas natalinas deste ano.

Expectativa: empresários do comércio varejista apostam em aumento nas vendas em dezembro – (Foto: Reprodução)

OTIMISMO
Com duas lojas na avenida Dona Gertrudes, a empresária Eloise Zanette, proprietária da Boutique Santa Saia, tem boas expectativas para o Natal e vai ao encontro do apontado pela ACE. “Nossa loja tem pouco mais de quatro anos e, nesse período, as vendas de final de ano sempre foram importantes”, afirmou.

Eloise também comentou que o ano de 2018 apresentou muitas oscilações nas vendas. “O ano foi muito atípico, especialmente por conta do período eleitoral, que acabou se somando à crise econômica, que já vinha se arrastando desde 2017”, explicou.

Mas, para o final de ano, a expectativa da empresária é que as vendas cresçam novamente, assim como no ano anterior. “[Nós] investimos na abertura de uma nova loja, visando diversificar nossos produtos. Então, agora, além dos tradicionais presentes de Natal, como blusinhas e ‘regatinhas’, também oferecemos uma completa linha de roupas femininas para festas”. Para a empresária, essa diversificação nos produtos é a base de suas previsões mais otimistas.

Ainda segundo Eloise, por mais aguda que seja a crise, o consumidor sempre acaba comprando algum presentinho ou lembrança para amigos e familiares. “Então, a nossa expectativa é que esse dezembro traga gratas surpresas”, concluiu.

A empresária Graziela Arruda Pio, proprietária da Hope, outra loja de vestuário feminino localizada à Dona Gertrudes, acredita em crescimento de 10% nas vendas para o período das festas. E ela aposta no Natal por conta de uma maior abrangência de consumidores e porque oferece produtos exclusivos.

“Estamos inovando bastante e eu acredito que isso também ajude a aumentar as vendas, pois estamos com peças bem diferenciadas, o que pode colaborar com o crescimento, além do que minha marca é nova na cidade. Aposto que o Natal deste ano será bom”, terminou.

AUMENTO REAL
O maior aumento real das vendas, contudo, deverá se dar no segmento de cosméticos e perfumarias, com previsão positiva de 4,3% em relação à mesma data de 2017, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Ainda de acordo com a Confederação, 22% dos trabalhadores contratados de forma temporária devem ser efetivados após o período de festas – um percentual abaixo do observado no início de 2018 (23,8%), porém acima das taxas observadas durante a recessão (14,4% em 2015 e 15,2% em 2016).

Por Ignácio Garcia.

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