Estima-se que 832 crianças ainda não foram vacinadas contra a Paralisia Infantil e Sarampo em São João da Boa Vista. Dados do Setor Municipal de Vigilância Epidemiológica apontam que a cidade atingiu 78% de cobertura até o momento.
Portanto, para se atingir a meta nacional de 95% de crianças imunizadas, neste sábado, 1º de setembro, das 8h às 17h, acontece o 3º Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra as duas doenças.
Considerando a situação epidemiológica do Sarampo e o processo de erradicação da Paralisia Infantil, o Ministério da Saúde propôs mais um dia ‘D’ de mobilização para estados e municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de crianças imunizadas com idades de 1 a menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
E, para atender tal determinação do governo federal, o Departamento Municipal de Saúde definiu que as doses serão aplicadas nas UBs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Durval Nicolau, Jardim das Azaleias, Jardim São Paulo e Vila Conrado.
“É muito importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação dos filhos e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Além da importância para a saúde das crianças, ressaltamos que a vacina é um direito estabelecido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu artigo 14, parágrafo 1º. Lembramos que as crianças já vacinadas não precisam comparecer novamente”, reforça a enfermeira Ludimila Barros Zan, coordenadora na Vigilância Epidemiológica.
Da Redação