Neste sábado (22), logo mais às 20h30, tem início a 41ª Semana Guiomar Novaes, com a abertura oficial seguida da apresentação da Orquestra de Sopro de Araras e solistas (às 21h), com entrada gratuita.
Para que as gerações mais jovens, principalmente o público infantil que frequenta as Emebs (Escolas Municipais de educação Básicas) de São João da Boa Vista descubra, desde cedo, quem foi Guiomar Novaes e a importância que ela teve para a música erudita internacional, a historiadora Stefani Costa realizou um trabalho bastante didático e interessante, ao longo da semana que antecedeu o evento cultural.

Trata-se do Circuito de Palestras Guiomar Novaes, realizado a partir de uma parceria entre o Departamento de Cultura e o Departamento de Educação de nosso município.
“A partir dessa união montamos o cronograma de palestras e seguimos com a divulgação da história de Guiomar Novaes, juntamente com a programação da Semana”, disse Stefani.
A historiadora também ressaltou que o referido Circuito de Palestras é destinado às escolas da rede de ensino básico do município, sendo que o receberam as Emebs José Peres Castelhano, Luiza de Lima Teixeira, José Procópio do Amaral, Luci Teixeira da Cunha, Germano Cassiolato, Adélia Jorge Adib Nagib, Maria Leonor Alvarez e Silva e Antônio dos Santos Cabral.
“Em 2017, pesquisei e escrevi o folheto histórico contando a vida artística da pianista sanjoanense, mundialmente reconhecida, Guiomar Novaes. Desde então, selecionamos os principais acontecimentos musicais de sua carreira e ouvimos uma parte do trecho do Hino Nacional tocado por ela”, Stefani destacou.
E enfatizou que, para ela, a principal importância desse trabalho é facilitar o acesso da criança à cultura e à história local.
Esse circuito já ocorreu no ano passado e a historiadora lembrou que o diferencial deste ano está sendo a reforma da Estação de Trem para Estação das Artes.
“Fizemos uma linha do tempo, desde 1886 (ano da inauguração do ramal) até 2018 – Estação das Artes”, concluiu ela.
Stefani finalizou com agradecimentos a Prefeitura Municipal, ao Departamento de Cultura, diretor Hélio Correia da Fonseca e equipe, ao Departamento de Educação e a todas as escolas participantes, além do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira e do Arquivo Histórico Municipal, que tão importante suporte técnico lhes forneceu para que este trabalho fosse possível.
Por Daniela Prado




