Por Pedro Souza
[email protected]
De 19 a 24 de junho, São João da Boa Vista viveu um clima de festa e espírito esportivo com a realização da 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Integrando a programação dos 201 anos do município, o evento reuniu cerca de 3.500 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes de 41 cidades, movimentando a economia local e consolidando São João como um polo regional do esporte.

Organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o Jomi é realizado em duas etapas: regional, reunindo municípios de cada região administrativa do Estado, e estadual, com os campeões de cada fase. Nesta semana, São João foi sede da fase regional da 4ª Região Administrativa e, em setembro, voltará a receber os atletas da Melhor Idade para a etapa estadual do Jomi.
A organização do evento ficou a cargo do professor Rodolfo Herrera Felipe, diretor municipal de Esportes, com o apoio de professores de Educação Física, funcionários públicos e estagiários.
“Tenho certeza de que entregamos um dos melhores, senão o melhor Jomi de todos os tempos. Nossa equipe trabalhou para proporcionar a melhor experiência aos visitantes. Obrigado aos atletas, dirigentes e, principalmente, aos nossos servidores municipais, que foram incansáveis”, declarou Rodolfo.
SÃO JOÃO EM SÉTIMO LUGAR
Na classificação final, São João da Boa Vista ficou em sétimo lugar, atrás de cidades como Campinas, Itatiba, Mogi Guaçu, Bragança Paulista, Atibaia e Limeira. A delegação sanjoanense conquistou sete medalhas: três de ouro, três de prata e uma de bronze.
REFLEXOS NA ECONOMIA
Mais do que resultados esportivos, o Jomi também trouxe impactos positivos à economia local. Durante os dias de competição, atletas e visitantes consumiram em lanchonetes, restaurantes, supermercados, ocuparam hotéis e pousadas, e circularam por pontos turísticos, eventos culturais e pela Festa de São João.
Para o presidente da Associação Comercial, Cândido Alex Pandini, o evento foi um sucesso. “Estes eventos sempre atraem muitas pessoas que conhecem São João e passam a gostar da nossa cidade. Além disso, movimentam o nosso comércio, fazendo com que a nossa economia fique ainda mais fortalecida. Receber os atletas do Jomi, que vieram de mais de 41 cidades, reforça a posição de São João da Boa Vista como polo regional da saúde, do comércio, e claro, do esporte”.
JOMI ESTADUAL
Com a etapa regional encerrada com sucesso, São João da Boa Vista já se prepara para receber em setembro a etapa estadual do Jomi, que reunirá os melhores atletas da Melhor Idade de todas as regiões do Estado de São Paulo.
A cidade promete repetir — e superar — o alto nível de organização e hospitalidade demonstrado na etapa regional.




