Por Felipe Melo
[email protected]
Durante os dias 17 a 29 de julho, acontecerá o Festival de Dança de Joinville, uma das maiores competições de dança do Brasil e da América Latina, e a Escola de Ginástica Rítmica e Dança do Time São João estará representando a cidade no campeonato.
A equipe se classificou nas quatro obras que se inscreveu, sendo elas: Duo, Trio e dois Conjuntos. A delegação conta ao todo com 15 meninas, alunas da escola de dança do Departamento de Esporte, além de um coreógrafo e quatro pessoas de staff.

PREPARAÇÃO
Com a data da competição se aproximando, os preparativos, cada vez mais, vão se tornando importantes. As meninas estão tendo três aulas por semana e mais um dia de ensaio, para que tudo ocorra bem com as apresentações em Santa Catarina. O professor e técnico Agenor Adriano Delehan, que comanda as meninas, conta sobre a preparação para o festival. “O Time São João Escola de Ginastica Rítmica e Dança tem um calendário extenso de campeonatos e apresentações, enquanto coreógrafo priorizo a demanda de macro e micro ciclos das bailarinas para que terminem o calendário de atividades”, disse.
Sobre a sensação de ter sua equipe classificada, Delehan acrescenta: “É um passo extremamente importante para aquela criança de 8 anos que assistia TV Cultura de madrugada para ver os grandes Ballet Stagium e o Raça. O Time São João tem hoje um dos melhores grupos de dança da região, consolidado e que está escrevendo uma história para várias meninas que sonham em dançar”, relatou.
As quatro obras classificadas, possuem o estilo do Lyrical Jazz, que apresentam passos em forma de poesia dançada. “São obras muito intimistas que falam nas entrelinhas sobre alguma fase da minha vida. Acredito que ser artista é isso e no meu caso eu transformo meu dia a dia em passos e poesias. Titanium é um trabalho de cunho pesado e que faz o elenco pensar e refletir sobre o seu íntimo. Longe dos olhos e perto do coração trata daquele amor livre, com obstáculos, embalado com uma canção melancólica transformando passos em pura poesia. Saudades D’oce já é uma obra que fiz pensando nas lembranças de infância e toda inocência que traz saudades.Além da Pele é uma obra adulta que faz um questionamento sobre as vezes não se sentir pertencente ao corpo que habita coreografia essa que procurei inspirações na comunidade LGBTQIAP+”, explicou o treinador.
Antes da participação em Joinville, a equipe terá uma apresentação no 7º Festival Internacional de Inverno de Mogi Mirim (FIIMMADE), no dia 15 de julho.
O FESTIVAL
Tradicional evento, que reúne os principais grupos de dança do país, chegará este ano em sua quadragésima edição. Será realizado durante os dias 17 a 29 de julho, no Cetreventos Cau Hansen e em diversos outros pontos espalhados por Joinville. As apresentações da Escola de Ginástica Rítmica e Dança do Time São João, estão marcadas para os dias 21 a 23.
Segundo o site oficial, o Festival de Dança reúne mais de sete mil participantes diretos e um público superior a 230 mil pessoas durante a data de realização.




