Por Bruno Manson
[email protected]
Exatos cinco meses sem empresa administrando o serviço de estacionamento rotativo em São João da Boa Vista, completados na sexta-feira passada (20), a Prefeitura publicou a Justificativa da Conveniência da Outorga da Concessão para a gestão da Zona Azul. Esta etapa precede a publicação do Edital da Licitação para a contratação da empresa que irá gerir este serviço na cidade. O documento consta na edição nº.: 1.197 do Jornal Oficial do Município (JOM).
Na justificativa publicada, a administração municipal explica que a implantação da Zona Azul propiciará maior rotatividade das vagas existentes no centro comercial de São João, oferecendo mais comodidade no deslocamento dos usuários e beneficiando diretamente o comércio local.

No documento ainda é mencionado que, conforme audiência pública realizada pela Prefeitura, mais de dois terços do público pesquisado ressaltou a importância da implantação deste serviço para o comércio.
“Por fim, valido destacar que a sistemática a ser adotada no futuro processo licitatório trará retorno econômico às dotações orçamentárias do município de São João da Boa Vista, viabilizando investimentos diretos nas pastas dos Departamentos de Assistência Social e Segurança e Trânsito”, consta na publicação.
IMPORTÂNCIA
Em entrevista ao O MUNICIPIO, o diretor Ulisses Ribeiro, responsável pelo Departamento de Segurança e Trânsito, destacou que o estacionamento rotativo é uma ferramenta da mobilidade urbana que visa estruturar a utilização das vagas de estacionamento no município de forma democrática e organizada. “A demanda por soluções para o estacionamento saturado nas áreas centrais, tanto pela população quanto pelos comerciários, é uma realidade e deve ser atendida pelo Poder Público Municipal”, frisou.
De acordo com ele, o novo conceito de Zona Azul que será implementado pela gestão municipal trará benefícios à população, como investimentos em demandas sociais e melhorias de infraestrutura urbana do município. Também proporcionará abertura de novas vagas de emprego. “Os valores arrecadados retornarão à população através de melhorias nos serviços públicos em diversas áreas”, observou.
ANTERIORMENTE
O antigo contrato de concessão da Zona Azul era administrado pela empresa Estapar e encerrou-se em 18 de dezembro de 2021. O convênio anterior –firmado em 9 de maio de 2011– finalizou após 10 anos e sete meses de vigência.
Desde 20 de dezembro, São João encontra-se sem o estacionamento rotativo. O serviço está paralisado até que se conclua o processo licitatório –o qual começou a ser estruturado na Prefeitura em outubro de 2021. Atualmente o processo encontra-se em fase interna, em vias de publicação.





Sinceramente? Se faz 5 meses e pelo que percebo quando preciso ir ao centro, não está fazendo a menor falta a zona azul. Deveria ficar sem mesmo. Um entrave a menos na vida do cidadão.