
IGNÁCIO GARCIA
[email protected]
Um rapaz de 20 anos, morador do Recanto do Jaguari, foi preso em flagrante durante a tentativa de furto a uma casa localizada à rua Dom Pedro II, no Centro, em São João da Boa Vista (SP), por volta das 20h15 de sexta-feira (7). A prisão aconteceu em meio à onda de furtos a residências na região do bairro Parque das Nações e que tem ocorrido nas últimas semanas.
Ainda na madrugada do dia anterior, um homem arrombou a porta da Rainha Delicatessen, localizada à rua Guiomar Novaes, também no centro da cidade, estourou o caixa do estabelecimento e furtou pelo menos R$ 300, além de quatro maços de cigarros.
No dia seguinte, o autor do crime foi identificado e preso pela Polícia Militar. Conforme apurado, ele confessou o furto somente após ser apresentado à Polícia Civil e ver as imagens das câmeras do estabelecimento comercial. O suspeito já tinha passagens pelo mesma prática criminosa. A polícia representou pela prisão preventiva do autor.
No furto à casa da rua D. Pedro II, o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) recebeu a informação de que o suspeito havia invadido a residência, na ausência do proprietário.
Rapidamente, uma equipe da PM, composta pelo cabo Deylon e soldado Gian (nomes de farda), foi ao local e encontrou uma janela do imóvel aberta. Na calçada, já encontraram uma TV enrolada em um pano.
Também localizaram, sobre uma cama próxima à janela, um rádio, um micro-ondas, uma aparelho roteador de internet e várias semi-jóias, produtos já separados em uma mochila para serem levados.
Os pms entraram no imóvel para realizar uma busca e detiveram o suspeito, que teria afirmado que outro homem o teria levado até a residência para praticar o furto. Todavia, o suposto comparsa não se encontrava mais no local.
Segundo a Polícia Militar, o autor tentou fugir e acabou algemado. Em seguida, foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para exame de corpo de delito e posteriormente ao Plantão Policial, onde o delegado Luciano Pires Galetti o prendeu por tentativa de furto qualificado.
Na sequência, ficou preso na Cadeia Pública, à disposição da Justiça. Os dados constam no Boletim de Ocorrência número 15.063/2019, da PM.
PARA LEMBRAR
As polícias Civil e Militar estão em busca de informações que levem ao paradeiro do rapaz suspeito de arrombar e furtar em diversas residências de São João. Segundo publicado pelo O MUNICIPIO no último sábado (8), uma das mais recentes ações foi o furto a uma casa localizada no Parque das Nações, na madrugada do dia 3.
No local, o autor abriu o portão e entrou no imóvel enquanto a família ainda dormia. Na ocasião, ele subtraiu um notebook da marca Sony, de cor preta; um notebook Dell, cinza; e um celular Huawei, azul escuro. O crime foi registrado pelas câmeras de segurança da residência, onde é possível acompanhar todo o modus operandi do criminoso.
INVESTIGAÇÕES
Recentemente, um rapaz foi capturado por estar foragido do sistema prisional. Contudo, a Polícia Civil ainda averigua se ele foi ou não responsável por algum furto no município. Segundo o delegado da CPJ (Central da Polícia Judiciária), Fabiano Antunes, independente disso, as investigações ainda continuam, para tentar identificar e localizar o autor destes crimes.




