Mais dois cursos online do UniFEOB foram reconhecidos com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação): Pedagogia e Gestão Financeira. Juntamente com Processos Gerenciais, curso que atingiu a nota máxima em 2018, os três cursos online da instituição estão reconhecidos pelo do Ministério da Educação com a maior pontuação.
O reconhecimento é feito com uma visita da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP), que avalia o corpo docente, laboratórios, bibliotecas, salas de aula, grade curricular e todos os elementos relacionados ao curso ofertado. E o relatório final dessa comissão é o que define o reconhecimento, exigências de adequações ou o não reconhecimento. Ao ser reconhecido, há um prazo de validade e ele precisa ser renovado periodicamente.
“De acordo com os critérios de avaliação, nós ficamos muito bem posicionados. Corpo docente, tutoria, sala de aula virtual, com nota máxima”, afirma o professor Carlos Nascimento, gerente do UniFEOB Online, sobre a colocação do Centro Universitário nos requerimentos. “Agora, a expectativa está alta, já que estamos com três cursos com a nota 5”, completa.

Devido ao grande crescimento do setor de Educação a Distância, em 2017, o Ministério da Educação alterou o instrumento de reconhecimento de curso, trazendo novos métodos de revisão para os processos de credenciamento das instituições.
Segundo Carlos, essa mudança foi positiva. “Particularmente eu gostei muito, pois, apesar de mais detalhes a serem requeridos, esse instrumento novo é mais objetivo e providencia uma maior autonomia para a inovação”.
PROJETO PEDAGÓGICO
O Projeto Pedagógico do UniFEOB foi um dos vencedores no Prêmio de Gestão Acadêmica, no GEduc 2019. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 27 de março, em São Paulo.
“Grata satisfação ter esse reconhecimento externo, ainda mais em um concurso com a participação do Brasil inteiro. Esse é o fruto de um trabalho em equipe que abrange toda a instituição. A gestão baseada em competências está presente dentro e fora da sala de aula. Desde 2012, observamos crescimento significativo em todos nossos principais indicadores”, comenta o Pró-Reitor Acadêmico, José Roberto Junqueira, sobre o prêmio recebido.
O Congresso Nacional de Gestão Educacional é um evento destinado a gestores de instituições de ensino básico e superior e tem como principal objetivo incentivar práticas eficazes para a melhoria da educação no Brasil. Este ano, a pauta foi a Educação 4.0 – A revolução nas Instituições Educacionais. Dentre os temas debatidos estão: ferramentas digitais, inovação em sala de aula, protagonismo do aluno, novas metodologias ativas, EaD, inteligência artificial e aprendizagem interativa.
“Há 7 anos consecutivos, o UniFEOB apresenta evolução positiva no IGC (Índice Geral de Cursos), sendo que nos três últimos ciclos se manteve no seleto grupo das IES com conceito 4, dos 5 possíveis. Ocupando, atualmente, entre as 2.083 Instituições de Educação Superior brasileiras, a posição 255º, que a coloca no grupo de 12,2% das melhores instituições do país e 10 posições acima da que obteve no IGC 2016. E está na 7ª posição entre os 67 Centros Universitários do Estado de São Paulo”, afirma Michele de Oliveira, coordenadora acadêmica.
Por Reinaldo Benedetti.




