Junto a produtores rurais, Vanderlei anuncia asfalto para Estrada Velha São João/Vargem

Por Bruno Manson
[email protected]

Na quarta-feira (21), o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (PSD) realizou uma reunião com produtores rurais locais para anunciar a pavimentação da Estrada Velha de São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul (SPA 238/344). A obra faz parte da Concessão de Rodovias – Lote Rota Mogiana do Governo do Estado de São Paulo. O pregão está previsto para acontecer no dia 27 de fevereiro, na Bolsa de Valores da capital paulista.

Precariedade: Estrada Velha é uma das principais vias da zona rural e necessita de uma atenção especial (Reprodução/EPTV)

Nas redes sociais, o prefeito comentou sobre a importância desta melhoria para os moradores e trabalhadores desta região rural. “Mais do que uma obra, essa é uma entrega de dignidade e segurança para as famílias e produtores rurais que utilizam esse caminho diariamente. Este é o resultado de muito diálogo e trabalho sério em prol da nossa São João”, afirmou.

PRECARIEDADE

A vicinal dá acesso ao bairro Pedregulho e é cercada por propriedades rurais, sendo rota bastante usada pelos moradores locais e para o escoamento da produção agrícola. Por conta do clima e da grande circulação de veículos, a estrada necessita de manutenções constantes, principalmente por causa dos buracos e pela lama nos períodos de chuva. A situação é tão extrema que acaba prejudicando serviços como o transporte público e a coleta de lixo, por exemplo. Responsável pela manutenção da via, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) já realizou serviços como a abertura de drenagem, para escoar a água acumulada das precipitações, a colocação de cascalhos e a recomposição de materiais. No entanto, a situação da estrada é complexa e requer cuidados constantes.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Durante seu primeiro mandato, em 2016, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) foi procurado por produtores e proprietários rurais e, desde então, tem acompanhado o caso e buscado uma solução para este problema.

Em 2023, ele assumiu a presidência da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), responsável por fiscalizar questões relacionadas à mobilidade e logística de todo território paulista. A partir daí, o parlamentar começou a ter um contato maior com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) — pasta comandada pela procuradora federal Natália Resende e que coordena o DER – e com Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) — liderada pelo secretário-executivo Rafael Benini. A partir daí, um novo passo seria dado em busca de uma solução para a Estrada Velha.

Com a confirmação do Governo Estadual da inclusão da via no pacote de concessão da Rota Mogiana, Luiz Fernando afirmou em entrevista ao O MUNICIPIO, em julho de 2025, que os trabalhos prosseguem para garantir que a via receba as melhorias previstas. “A briga não terminou. Vai ter ainda a licitação. A gente conseguiu uma grande vitória que foi a inclusão [da obra] no edital. Essa inclusão, quem negociou fomos nós. Não tem ‘dedo’ da prefeitura. É uma briga dos moradores e produtores dali e nosso mandato teve uma atuação profunda”, disse o parlamentar na ocasião. “Vamos continuar lutando muito porque é um sonho de décadas a pavimentação daquela estrada”, declarou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here