Da Redação
[email protected]
Turismo, Transportes e Cidade foram os eixos centrais que nortearam o Ideathon, maratona de inovação que reuniu cerca de 80 participantes – entre estudantes universitários, empreendedores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, em São João da Boa Vista, no sábado (14). Gratuito e 100% presencial, o evento foi realizado no Espaço Casa Geraldo Eventos, local cedido exclusivamente para o encontro.

A agenda Ideathon na cidade contou com diferentes momentos de interação, períodos focados em palestras, dinâmicas, mentorias, além dos participantes poderem conhecer o ecossistema de startups do Estado e da região sanjoanense, também levantando pautas que fomentaram o empreendedorismo e o desenvolvimento das startups na regional.
O psicólogo José Carlos Martins Germano Junior, da startup Germano’s Group, classificou a maratona como “uma chuva de ideias, onde todos estão cocriando e tirando do papel suas ideias para trazer um impacto de mobilidade e transporte em São João da Boa Vista, o que é muito positivo […]. Todos ganham com isso!”.
Para Marcelo Alexandre Correia da Silva, diretor municipal de Turismo, o Ideathon em São João foi uma iniciativa estratégica dos parceiros, já que a cidade tem um enorme potencial turístico, com natureza exuberante e patrimônio histórico e cena cultural diferenciados. “Mas para transformarmos todo esse potencial em desenvolvimento real, precisamos inovar, buscar formas diferentes de pensar. E o Ideathon ajuda justamente nisso! Quando reunimos mentes criativas – como startups, estudantes e empreendedores locais de turismo – para pensar soluções práticas ao setor, à mobilidade e à cidade, fazemos uma escuta ativa e essencial para pensarmos o futuro, com inteligência e participação”, afirmou.
O titular da Pasta destacou, ainda, que os resultados da maratona não ficarão apenas no papel. “Transformaremos as melhores ideias em projetos-piloto, em políticas públicas e conexão com o ecossistema de turismo. O objetivo é construir uma cidade mais conectada, sustentável e acolhedora, tanto para quem vive nela quanto para quem a visita. E o apoio do Sebrae, de sua iniciativa de fazer o Ideathon, transformou a cena em algo extremamente interessante, para que nos tornemos um polo turístico, que aumenta seu fluxo, sobretudo o desse segmento, através da inovação e da inteligência”, finalizou.
Segundo Benedito Albiero, gestor de território e inovação do Sebrae-SP, o sucesso da maratona deveu-se à junção criada. “Às universidades, as quais geram conhecimento e estavam representadas por seus estudantes; às empresas, pelos seus mentores que aplicam o conhecimento e os desafios; e à Prefeitura de São João, por meio dos diretores municipais de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, respectivamente Vanderlei Simionato e Marcelo Correia, esse que apresentou as propostas e desafios relevantes que foram discutidos no evento”, pontuou.
Passado o evento, o gestor destacou que serão aguardados os resultados, os quais serão compilados pela Abstartups. “Marcaremos um momento com todos os que contribuíram e participaram, a fim de criarmos um marco desse momento de imersão, empreendedorismo e inovação”.
A maratona teve colaboração entre o Sebrae For Startups, Abstartups e Prefeitura de São João da Boa Vista.