Por Clovis Vieira
[email protected]
No dia em que São João da Boa Vista chegará aos 201 anos, a programação começa logo pela manhã, às 8h, com o hasteamento das bandeiras, em frente à Escola Estadual Cel. Joaquim José. Em seguida, haverá o tradicional desfile cívico. Uma missa em comemoração ao aniversário da cidade está programada para acontecer na Igreja Catedral São João Batista, às 19h, mesmo horário em que o Theatro Municipal recebe o evento ‘Dia da Gratidão’, reunindo a comunidade de várias igrejas em um só lugar.

Com o tema ‘São João e Suas Histórias’, o desfile cívico da terça-feira (24) convida a comunidade a reviver e celebrar as memórias, tradições e marcos que construíram a identidade do nosso município. “A proposta é valorizar a trajetória da cidade, destacando sua cultura, seus personagens, suas conquistas e o desenvolvimento que reflete o orgulho de ser sanjoanense”, afirmou a diretora de Educação Maria Helena Angelini Santana. “Cada participação contará um pouco das histórias que moldaram nossa cidade, fortalecendo os laços com a nossa história, a nossa gente e os sonhos que seguimos construindo juntos”, completou.
ESCOLAS E HISTÓRIAS
O desfile comemorativo será uma homenagem à trajetória da educação no município. A proposta, segundo a diretora, é destacar a importância das instituições de ensino na formação de gerações, valorizando as memórias, os projetos, as conquistas e os profissionais que fazem parte da história de cada escola. “Por meio das apresentações, serão contadas histórias que refletem o compromisso com a educação, o desenvolvimento humano e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade, celebrando o papel fundamental das escolas na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e cidadã”, disse.
ESCOLAS E PARCEIROS
Veja as escolas e parceiros que estarão no desfile com seus integrantes: Grupo de Escoteiros Curupira; Grupo de Escoteiros Marechal Rondon; Ordem Demolay e Meninas do Arco Íris; Clube Desbravadores Santos Dumont; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Departamento de Cultura; Departamentos municipais de Esportes, de Turismo e de Assistência Social; Instituto Federal; Academia Fei-Long; Escolas Municipais de Ensino Fundamental; Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee); Orquestra Brasileira Inclusiva (OBI); e Polícia Técnico-cientifica.
ENCERRAMENTO
As comemorações aos 201 anos de São João se encerram na praça Cel. Joaquim José, começando às 18h, com a Orquestra de Violas de São João da Boa Vista. Seus integrantes se apresentarão no Fonteatro ‘Emílio Caslini’, trazendo um repertório especial em homenagem à cultura sertaneja. Logo mais, às 20h, a dupla Baiano e Baianinho, uma das mais queridas da cidade encerra a noite de festejos.