IF garante vaga em segunda fase de olimpíada

REDAÇÃO
[email protected]

Equipe do campus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) garantiu uma vaga na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac). Segundo a instituição de ensino, o resultado foi alcançado após excelente desempenho em prova realizada em 23 de maio de 2025.

Grupo: os quatro alunos estão sob orientação do professor Elias Mendes Oliveira (Divulgação/IFSP São João)

Formado pelos estudantes Francisco Tales Gorks Oliveira e João Henrique Gentil de Lima (1º ano do curso de Eletrônica), Gustavo Dias Gregório e Richard dos Santos Cavini (4º ano de Eletrônica), sob orientação do professor Elias Mendes Oliveira, o grupo conquistou 106 pontos na avaliação: 96 nas questões de múltipla escolha e 10 pontos extras pelo tempo reduzido na realização da prova (2h14min).

Com essa pontuação, o time classificou-se em segundo lugar entre as instituições paulistas e em quarto lugar no ranking nacional, destacando-se entre as escolas participantes de todo o País.

OBRAC

Organizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com sede em Niterói (RJ), a Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac) ocorre a cada dois anos e tem abrangência nacional. De acordo com a comissão organizadora, a olimpíada tem como objetivo estimular o interesse pela ciência cartográfica nas escolas, promovendo o conhecimento espacial como ferramenta para a cidadania, por meio de atividades desafiadoras para o trabalho em equipe.

Diferentemente de outras olimpíadas escolares, a Obrac possui regras mais restritivas: cada instituição pode inscrever até três equipes, sendo permitido apenas um grupo por professor orientador. Em 2025, o campus São João do IFSP participou com apenas uma equipe.

O resultado da segunda fase da competição, que envolve uma atividade prática dividida em duas etapas, estava programado para divulgação na segunda-feira (9) – até o fechamento desta edição, ainda não havia publicação no site do campus.

Pelo informado recentemente, as melhores equipes por macrorregião (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) avançarão para a terceira e última fase, que ocorrerá presencialmente no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre os dias 11 e 14 de novembro.

Mais informações sobre a Obrac estão disponíveis no site oficial.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here