Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea será em São João

Por Clovis Vieira
[email protected]

São João da Boa Vista será a sede do Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea-2025 entre os dias 18 a 22 de junho. O Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas revela que a competição será “a maior da América Latina” e terá como palco os céus da cidade dos crepúsculos maravilhosos. “A edição de 2025 promete muito adrenalina e competição, com manobras aéreas incríveis e uma grande celebração da acrobacia aérea no Brasil”, afirmou Guilherme Censoni, 46.

Parceria: Guilherme com a esposa Leila Censoni, parceira e incentivadora (Divulgação/Arquivo Pessoal)

O sanjoanense também faz acrobacias, venceu alguns campeonatos em sua categoria e faz parte do Comitê. “Logo que um campeonato se encerra, abrem-se as inscrições para as cidades que têm interesse em sediar o evento; então, para aproveitar o aniversário de São João sugeri ao presidente do nosso Aero Clube que inscrevesse a nossa cidade”, disse. Os voos acontecerão desde o nascer do sol até as 17h30: “mas a minha sugestão é que o público compareça no aeroporto sanjoanense a partir das 10h, para aproveitar melhor o espetáculo”.

BRASILEIRO

Até o momento, 22 pilotos confirmaram presença no Campeonato, que tem cinco categorias de acrobacias: básica, esporte, intermediária, avançada e ilimitada. “Em cada categoria, aumenta a complexidade e a quantidade das manobras para cada sequência, julgadas pelos juízes; estes jurados aplicam notas na qualidade das figuras que são executadas no programa que cada competidor faz”, contou. O critério é a beleza e a proficiência que cada aviador aplica nas manobras realizadas.

O campeonato ocorre somente uma vez em cada ano. Quem sagrar-se campeão será o campeão brasileiro em sua categoria, recebendo troféus e diplomas; não há premiação em dinheiro. Na quarta-feira (11), a cidade já começou a receber alguns competidores e, desde a quinta-feira (12), a população já pôde observar aviões em treinamento nos céus sanjoanenses. Censoni explicou que, terminado um campeonato, o próximo já começa a ser articulado. “Os competidores não param de treinar; participar para uma competição é uma forma de a gente se testar também. Quem faz acrobacias está sempre treinando, para manter a própria competência”, concluiu.

MUNDIAL

Foi em 2023 que, pela primeira vez, uma equipe brasileira participou de um Campeonato Mundial de Acrobacia Avançada, evento que acontece desde 2008. Essa competição esportiva, que é bienal, ocorreu em Las Vegas (EUA), entre 23 de outubro e 4 de novembro daquele ano. Um dos integrantes da equipe que se sagrou em sexto lugar no certame foi, justamente, Guilherme Censoni, piloto de aviação executiva desde 2020. “Quando eu realizei o meu curso de piloto, na parte final eu fiz questão de escolher acrobacia aérea para enriquecer o meu currículo, mas que acabou se tornando uma paixão”, confessou.

Em 2022, Censoni foi campeão na categoria avançada; naquele ano, por força do seu trabalho, não pode competir. “Mas ano que vem (2023), começo tudo de novo nas competições de acrobacias; estamos sondando a possibilidade de participar em campeonato na categoria ilimitada, que talvez aconteça na Europa, ainda sem definição de local”, disse na época. “Há uma chance altíssima de acontecer em São Paulo e, se tudo correr bem, podemos pensar em trazer o Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea até para São João”, desejo que começa a se concretizar na próxima quarta-feira (18).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here