Por Clovis Vieira
[email protected]
Segunda-feira (5) marcou o fim de um processo de transição que durava mais de dez anos: a passagem de AM para FM nas transmissões da Rádio Piratininga de São João da Boa Vista. Finalizado esta fase, os ouvintes já podem acessar a emissora pela frequência 104,3 no ‘dial’ dos aparelhos receptores de rádio. O som é cristalino.

Essa mudança significou a compra e instalação de novos equipamentos, a aprovação do projeto do engenheiro de som Celso Beato junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a execução do trabalho pelo sanjoanense Lucien Ferreira.
O único item que permanece o mesmo é a torre de transmissão, que já era utilizada no AM, mas que precisou receber modificações para a instalação dos novos equipamentos, incluindo um novo aterramento. “Esse processo marca a realização do sonho dos proprietários da Piratininga de São João, Oscar Castellan e Vitor Hugo Lucarelli”, afirmou Lindolfo Mello da Silva Júnior, o Júnior Mello, 52, que atua na emissora como gerente desde 2022.
Sobre essa mudança, ele a considera como “boa e necessária, porque agora teremos uma qualidade de áudio muito melhor e poderemos alcançar um público maior, considerando que muita gente já tem algum tipo de receptor que capta o FM”. Os próximos passos, concluída a migração, incluem a possível contratação de mais profissionais e nova programação. “Claro que manteremos a tradição da Piratininga com a comunicação ao vivo e a presença em todo tipo de evento, com cobertura jornalística”, concluiu Mello.
FREQUÊNCIA MODULADA
AM significa ‘Amplitude Modulada’ e FM significa ‘Frequência Modulada’, referindo-se a dois tipos distintos de modulação de sinais de rádio. A AM geralmente tem maior alcance, mas também pode sofrer com ruídos e interferências. A FM, oferece melhor qualidade de som, porém tem menor alcance.
A mudança de rádio AM para FM, ou migração, é um processo em curso no Brasil, não uma obrigação. A maioria das emissoras AM locais já mudaram para FM, mas as rádios AM de alcance regional e nacional podem continuar a operar nessa mesma frequência, podendo também optar pela migração para FM posteriormente. Em todo país, até este momento, mais de 1.133 emissoras de rádio AM já migraram para a faixa FM.
O pedido de migração de AM para FM é das próprias emissoras. Um dos motivos é que há anos essas empresas de comunicação em AM vêm sofrendo com a perda de audiência em decorrência da má qualidade do sinal, interferências e altos custos de instalação e manutenção das estações.
Ma qualidade no som do AM? Quem fala isso nunca ouviu uma emissor a de AM de qualidade! O que faltou pra muitas rádios AM era investir em equipamentos. As que migraram pra FM muitas acharam que fizeram um ótimo negócio, porem não se atentaram na redução do alcance. A própria Piratininga vai sofrer muito com isso, com o transmissor instalado lá no local da torre AM, lá é muito baixo, mais baixo que aquilo só dentro do Rio Jaguari!. FM precisa de altura! Do jeito que está vai ficar parecida com uma rádio comunitária, alias, a comunitária que está no ar em São João vai acabar indo mais longe, pois está em um ponto bastante privilegiado.