Por Clovis Vieira
[email protected]
Este sábado (26) será recheado com atividades culturais e empresariais colocando foco na força e no talento feminino, em convite aberto à população. Dois temas, dois enfoques diferentes para apresentar múltiplos aspectos femininos na atualidade.
O primeiro evento é a décima edição presencial do workshop ‘Eu Sou Mãe Empreendedora’, que terá lugar no Centro Cultural ‘Boca do Leão’, na Fonte Platina, em Águas da Prata (SP). “O workshop é uma oportunidade única para ampliar horizontes, conhecer e interagir com outras mães empreendedoras, e explorar novas possibilidades”, contou Priscila Ribeiro, uma das associadas do projeto junto com Maris Cerqueira. A programação terá início às 13h30, estendendo-se até as 18h do sábado.

‘Eu Sou Mãe Empreendedora’ é uma plataforma online dedicada a mães empreendedoras. Oferecendo um blog para compartilhamento de experiências, uma vitrine para divulgar produtos e serviços, workshops para desenvolvimento de habilidades, e um clube exclusivo para membros. Seu objetivo é fortalecer a comunidade de mães empreendedoras, oferecendo ferramentas e recursos para o crescimento pessoal e profissional.
“É um movimento que nasceu da paixão e da necessidade de criar um espaço onde maternidade e empreendedorismo se entrelaçam perfeitamente. Aqui, reconhecemos e celebramos a força única que cada mãe traz para o mundo dos negócios”, completou. De acordo com Priscila, a missão do projeto é conectar mães empreendedoras de todos os cantos, oferecendo um ecossistema de apoio, aprendizado e crescimento.
ORIDES FONTELA
A Esfinge Orides é o segundo evento do sábado e aproveita a 296ª Reunião Ordinária da Academia de Letras de São João da Boa Vista (Alsjbv), para homenagear a escritora sanjoanense Orides Fontela. O encontro será às 19h30, na sede da Arcádia (praça Rui Barbosa, 41 Estação das Artes), com entrada franca. Nascida em São João em 21 de abril de 1940 e falecida em Campos do Jordão (SP) em novembro de 1998, Fontela foi premiada com o Jabuti de Poesia, em 1983, pelo livro ‘Alba’; recebeu também o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte pelo livro ‘Teia’, em 1996. Em 2007, o Ministério da Cultura (MC) homenageou-a com a Ordem do Mérito Cultural, categoria Grã-Cruz.

“Entre as funções que são pertinentes à Academia de Letras, uma delas é destacar escritores brasileiros cuja carreira é merecedora de aplausos”, apontou a acadêmica Sílvia Ferrante. Orides Fontela está nesse seleto grupo de poetas e é reconhecida internacionalmente. As homenagens acontecerão logo depois de abertura dos trabalhos acadêmicos: declamação do poema ‘Herança’, da homenageada, por Beatriz Marcondes Freitas; em seguida, o acadêmico Antônio Carlos Lorette discorrerá sobre Orides, que é a patronesse da cadeira nº 2, por ele ocupada.
David Ribeiro, diretor do filme ‘Orides, Onde Ninguém Mais’, lembrará como foi a criação do roteiro e as filmagens desse curta-metragem. O cineasta falará sobre o elenco e curiosidades que ocorreram durante a captação das imagens. Em continuidade às homenagens, a atriz Anna Cláudia Zanetti, que interpretou Orides no filme, declamará textos da poeta. Intercalando cada texto, os músicos Sílvia Ferrante e Júlio Lima apresentarão as músicas que ambos compuseram para a produção cinematográfica, tendo como base os poemas da escritora: “Algumas canções ainda estão inéditas, porque não foram aproveitadas na produção”, finalizou Sílvia.



