País terá dez feriados este ano e oito pontos facultativos

Por Clovis Vieira
[email protected]

Em 2025, os brasileiros terão 10 feriados nacionais, além de oito pontos facultativos, totalizando 18 datas importantes no calendário oficial. Dentre elas, quatro coincidem com finais de semana, enquanto seis podem constituir-se em períodos prolongados de folga, dependendo da adesão das empresas e organizações públicas: Carnaval (3 de março), Paixão de Cristo (18 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

Carnaval: em São João da Boa Vista, foliões aproveitarão os tradicionais blocos durante o feriado prolongado (Arquivo/O MUNICIPIO)

“Embora o tema costume gerar polêmica, especialmente no debate sobre eventuais perdas econômicas, quando as pessoas estão de folga há ganhos expressivos nos setores de turismo, lazer, entretenimento, cultura, serviços e restaurantes, em especial nas cidades com atrações naturais, como praias, balneários e montanhas”, salientou Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp).

SÃO JOÃO

A diretora do Departamento Municipal de Turismo, Loriane Salvi Stafani, revela-se confiante no ano turístico sanjoanense. “O nosso departamento, para o ano de 2025, pretende dar continuidade aos grandes eventos que já fazem parte do calendário anual, tais como: Feiras gastronômicas; Caminhada da lua cheia; Carnaval; Festa de São João; Decoração e Parada de Natal; caminhada de aniversário da Gruta de Nossa Senhora das Montanhas Azuis; e caminhada em comemoração ao aniversário do Grupo Caminhada da Fé”, relacionou.

E deseja que parcerias de sucesso também sejam mantidas. Feira de artes na praça, mostra e venda de orquídeas, feiras místicas, festa de aniversário da Vila Primeiro de Maio, feiras de colecionadores de veículos em miniatura e antigomobilismo, passeios ciclísticos e expositores de gastronomia em eventos diversos estão entre os eventos visados. “A manutenção do roteiro autoguiado pelo Centro Histórico de São João da Boa Vista será preservada e incentivada”, garantiu.

Esse roteiro, importante peça turística promocional, é promovido por meio de flyers explicativos que orientam os visitantes sobre os principais prédios históricos do centro da cidade. Da mesma forma, o setor também pretende fomentar o “rico turismo rural da região, incentivando agências e empresários a desenvolverem roteiros pelos empreendimentos da Serra da Paulista”. As possibilidades são muitas: cachoeiras; hospedarias; laticínios; apiário e meliponário; restaurantes rurais, cafés e bares, entre outros.

O QUE VEM POR AÍ

A Galeria ‘Fernando Furlanetto’ será inaugurada neste ano, pois as obras já estão em fase de acabamento. “A galeria abrigará as principais obras do escultor sanjoanense mundialmente conhecido, em analogia às suas obras presentes no interior do Cemitério Municipal”, contou Loriane. A participação em feiras de turismo deverá ser uma realidade: “O Departamento continuará participando de eventos em diversas localidades para divulgar e fomentar o turismo da cidade”, apontou. E o fortalecimento das parcerias com a Associação Serras Vulcânicas, essa importante associação que já possui rotas turísticas elaboradas, que também abrangem São João da Boa Vista.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here