Por Ana Paula Fortes
[email protected]
São João não receberá o alistamento voluntário feminino que teve início no dia 1º de janeiro em algumas cidades do país. Segundo o 1º sargento Barcellos, chefe de Instrução do TG 02-036, no Estado de São Paulo apenas a capital receberá o público feminino. “Será necessário a adequação das instalações e demais aspectos burocráticos e logísticos para que possamos receber esse público no Tiro de Guerra. A questão não está vinculada ao tamanho do município, mas sim à capacidade de as Organizações Militares se adequarem, como: instalações prediais e recebimento de material individual adequado, o que demanda uma quantidade grande de recursos orçamentários”, explicou o militar.
As Forças Armadas oferecerão 1.465 vagas, inicialmente distribuídas em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal. Sargento Barcellos afirmou que não houve ainda, na cidade, procura de alistamento por integrantes do público feminino. No entanto, no Brasil, apenas nos dias 3 primeiros dias do ano cerca de 7 mil mulheres se alistaram voluntariamente.
No Brasil
As Forças Armadas, atualmente, contam com 34 mil mulheres em um total de 360 mil militares. A inclusão feminina teve início em 1980, com a Marinha, seguida pela Força Aérea em 1982. O Exército começou a admitir mulheres a partir de 1992.
No entanto, até o momento, para seguir carreira miliar, as mulheres precisavam prestar concurso público em órgãos das Forças Armadas, para carreiras específicas, como saúde, intendência e no quadro de material bélico, para a manutenção de armas e viatura, até que no ano passado, a Procuradoria-Geral da República questionou essa regra e propôs ações no STF.
Alistamento
O alistamento militar obrigatório, para homens que completam 18 anos em 2025, acontece do dia 1º de janeiro a 30 de junho e pode ser realizado online através site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta Militar que está localizada na Praça da Catedral, nº 07, centro.
Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de residência atualizado.
“Serão selecionados, inicialmente, 150 jovens que passarão por entrevistas e testes. Destes 50 farão parte da incorporação do TG 02/036 em 2026”, finalizou o sargento.
Neste ano, as cidades com vagas disponíveis para o alistamento feminino são:
Águas Lindas de Goiás (GO)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Campo Grande
Canoas (RS)
Cidade Ocidental (GO)
Corumbá (MS)
Curitiba (PR)
Florianópolis
Formosa (GO)
Fortaleza (CE)
Guaratinguetá (SP)
Juiz de Fora (MG)
Ladário (MS)
Lagoa Santa (MG)
Luziânia (GO)
Manaus (AM)
Novo Gama (GO)
Pirassununga (SP)
Planaltina (GO)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
Santa Maria (RS)
Santo Antônio do Descoberto (GO)
São Paulo (SP)
Valparaíso de Goiás (GO)