Por Clovis Vieira
[email protected]
No dia 19 de dezembro passado, sob a presidência de Miguel Carlos Vasconcellos Anfe, a diretoria e membros do Rotary Club São João da Boa Vista reuniram-se para o último jantar de 2024. O local foi a sede do clube de serviços, quando homenagem foi prestada ao ofício de Papai Noel: “O Rotary tem por objetivo valorizar toda ocupação útil, toda profissão; então, nós elegemos profissionais de destaque em todas as áreas de atuação para um tributo mensal em nosso clube”, explicou o presidente.
No mês de dezembro, a título de brincadeira, o homenageado foi o Papai Noel, como se ele fosse um ‘profissional’. O real objetivo foi aplaudir os irmãos Édson e Edgar Souza. Há cerca de 40 anos eles vestem as roupas do bom velhinho e se revezam participando das festividades de fim de ano na cidade. Seja como ‘embaixadores’ do Natal no comércio sanjoanense, seja em festas particulares, ambos mantêm viva essa tradição do personagem adorado por muitas crianças e adultos.
HOMENAGENS
O presidente do clube de serviços considera como “atingida” a proposta, já que a homenagem emocionou não apenas os irmãos Souza, mas também os participantes do jantar. “Nossa companheira Gabriela Mucin Uliana elaborou um texto muito sensível que emocionou a todos nós, destacando a importância que eles tiveram, há mais de 30 anos, na vida da família dela”. Miguel Anfe adianta que esse projeto terá continuidade em 2025, com uma área de atuação praticamente já acertada para receber as homenagens no dia 23 de janeiro: um treinador de futebol amador na cidade.
Edgar Souza recorda sua infância, contando que sua avó, a saudosa professora Carminha Bueno, passeava pela cidade com seus netos e o sr. Nenê, tradicional Papai Noel dos anos 1960 e 1970, que atuava no comércio da avenida Dona Gertrudes. “Nós estávamos dentro do fusquinha dela, quando o Édson falou para o sr. Nenê: ‘pode ter certeza de que um dia eu vou agradar as crianças, vestido de Papai Noel, como o senhor faz’ e, a partir dos 18 anos ele deu início a essa tradição”. Edgar, um ano mais novo que o irmão, entrou nessa fantasia aos 17 anos.
CRIANÇAS
Começando apenas fazendo entregas de presentes em residências que os contratava para surpreender a família, a dupla não restringe esse trabalho apenas a São João. O Papai Noel sanjoanense já encantou centenas de pessoas em Poços de Caldas (MG), sendo o primeiro Papai Noel do shopping daquela estância turística. O mesmo aconteceu nos shoppings em Limeira (SP) e de Itapira (SP), além de marcarem presença no encerramento do ano letivo de inúmeras escolas de São João.
Sobre a homenagem recebida pelo Rotary, Edgar afirmou que “foi a coisa mais rica para nós, não tem preço a emoção que nós dois sentimos. Lá, nós encontramos pessoas que, quando crianças, nós conseguimos alegrar com nossas fantasias no passado e que, hoje, os filhos delas são as nossas crianças. A homenagem foi maravilhosa, muito gratificante; Deus nos deu o dom e nós seguimos com ele até hoje”, finalizou.