Grupo sanjoanense de Folia de Reis se apresenta no Macuco

Por Clovis Vieira
[email protected]

No domingo (5), o grupo sanjoanense Folia de Reis Irmãos Oliveira apresentou-se no Macuco, bairro rural localizado na estrada vicinal que liga São João da Boa Vista a Santo Antônio do Jardim, em comemoração ao dia dedicado a Melquior, Gaspar e Baltasar, os três reis magos.

Tradição: apresentação ocorrida na praça Armando de Salles Oliveira, em janeiro de 2023, atraiu público de todas as idades (Arquivo/O MUNICIPIO)

O grupo marcou presença no barracão de festas da Igreja de Santa Luzia, contando com a participação das irmãs Camila, cantora, e Claudiana, a bandeireira que faz a entrega da bandeira da Folia de Reis ao ‘dono’ da festa. “A bandeira da Folia de Reis tem um significado especial para os foliões. Ela abre os caminhos para que eles, representando os próprios Reis Magos, possam anunciar o nascimento do Menino Deus”, informou o mestre Roberto Bernardes.

O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, tem suas origens na narrativa bíblica do Evangelho de Mateus, que descreve a visita dos Reis Magos ao menino Jesus em Belém.

FAMÍLIA

Roberto está ligado a esse grupo desde a infância, por laços familiares, onde todos cantavam e participavam de algum grupo folclórico de Folia de Reis. “Esse grupo existe aqui em São João há muitos anos, quase um centenário. Eu mesmo não conheci os primeiros integrantes, mas conheci o senhor Sebastião Oliveira, que formava o grupo com os filhos; é por isso que o nosso grupo se chama ‘Folia de Reis Irmãos Oliveira’”, disse.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo.

Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos, 6 de janeiro, trazida ainda no período colonial pelos portugueses e hoje é uma tradição que se mantém viva em pequenas cidades de todo o país.

DEVOÇÃO

O gosto pelo grupo de Folia de Reis surgiu desde muito cedo na vida de Roberto, em Campestrinho, distrito de Divinolãndia, sua cidade natal. Seus pais sempre recebiam em casa os integrantes de algum grupo de folia, que entravam para abençoar aquele lar com suas cantorias e a bandeira, representativa dos chamados ‘Reis Magos’.

Atualmente, entre 10 e 15 pessoas compõem a ‘Folia de Reis Irmãos Oliveira’. “Nós temos no grupo uma menina que canta com a gente, a Camila Oliveira, e a irmã dela, a Claudiana, ambas filhas do ex-vereador Alcindo Oliveira”, contou.

 HISTÓRICO

A devoção aos chamados Reis Magos, ocorreu em toda a Europa durante a Idade Média. Isto se deveu ao traslado, em 1164, para a Catedral de Colônia, na atual Alemanha, dos supostos restos mortais dos três reis, como despojos de guerra.

Esses despojos haviam sido levados a Milão, na Itália, como presente da rainha Helena de Constantinopla, por volta do século IV ou V.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here