Por Ana Paula Fortes
[email protected]
Com o avanço acelerado da tecnologia, surge uma nova geração de jovens que crescerão imersos em uma realidade digital ainda mais intensa do que as gerações anteriores. É a chamada “Geração Beta”, termo que se refere aos nascidos entre 2025 a 2039. A Geração Beta é moldada por uma combinação de dispositivos inteligentes, inteligência artificial, redes sociais e um mundo cada vez mais interconectado.
Beta
A Geração Beta é composta por crianças e adolescentes que, ao nascerem, já encontraram um mundo completamente digitalizado. A previsão é que 16% da população mundial em 2025 seja composta por esta geração. Enquanto a geração anterior, a Z, teve o privilégio de testemunhar a transição do mundo analógico para o digital, a Geração Beta cresce com tudo ao seu redor conectado, desde os brinquedos até os sistemas educacionais.
Os principais desafios serão a inteligência artificial e a sustentabilidade, de acordo com especialistas. A interação com a tecnologia será onipresente nas relações pessoais e se integrará às atividades diárias, enquanto as práticas sustentáveis serão uma exigência e não apenas uma escolha.
O futurista Mark McCrindle, especialista em tendências geracionais, afirma que haverá um esforço dos betas para equilibrar as relações online, por meio das redes sociais, e as interações reais. Dessa forma, a nova geração valorizará experiências autênticas.
“Eles serão provavelmente a primeira geração a experimentar transporte autônomo em escala, tecnologias de saúde vestíveis e ambientes virtuais imersivos como aspectos padrão da vida diária. Seus anos de formação serão marcados por uma ênfase maior na personalização — algoritmos de IA adaptarão seu aprendizado, compras e interações sociais de maneiras que só podemos começar a imaginar hoje”, escreve McCrindle em seu blog.
InfluênciaS
Um dos fatores que mais distingue a Geração Beta das gerações anteriores é a presença onipresente da inteligência artificial (IA) e da automação. Diferentemente de seus predecessores, que começaram a conviver com IA e automação apenas na adolescência ou até mesmo na vida adulta, a Geração Beta já nasce em um ambiente onde essas tecnologias são parte integral de seu cotidiano.
As assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistant, por exemplo, são ferramentas comuns nas casas dessas crianças, proporcionando interações baseadas em comandos de voz. Além disso, os algoritmos de personalização — seja nas plataformas de streaming como Netflix, nas redes sociais ou em jogos — oferecem uma experiência sob medida para o usuário, adaptando-se constantemente aos seus gostos e preferências.
Além disso, com a expansão das tecnologias de automação, muitas profissões que serão comuns para os membros da Geração Beta ainda nem existem ou são apenas conceitos vagos. A expectativa é que eles desempenhem papéis em áreas como inteligência artificial, biotecnologia e computação quântica, empregos que exigem um nível de adaptação às novas ferramentas.
Desafios Sociais e Culturais
Outra característica da Geração Beta, de acordo com o especialista, é o crescimento diante de um mundo com grandes desafios sociais e ambientais, como as mudanças climáticas e as mudanças populacionais globais. A nova geração terá que ser criada com maior conscientização ecológica, além de maior adaptabilidade diante das adversidades ambientais.
Assim como a geração Z se adaptou ao mundo pós-digital, a Geração Beta terá a oportunidade de moldar um futuro mais inclusivo e sustentável — mas apenas se souber equilibrar as oportunidades com os desafios impostos pela revolução digital.
Os Betas terão uma mentalidade mais global e focada na comunidade, explica McCrindle, enfatizando a importância da inovação não apenas para conveniência, mas para resolver desafios urgentes de seu tempo.
Gerações
A gerações são definidas em períodos padronizados de 15 anos, o que permite que analistas conduzam análises abrangentes sobre as tendências de cada grupo populacional, e são nomeadas usando letras, como X, Y, Z e Alpha.
A Teoria das Gerações, popularizada pelo trabalho de Straus e Howe em 1991, é baseada na ideia de que as pessoas que nascem no mesmo período têm comportamentos semelhantes. Acompanhe:
. Baby Boomers: Nascidos entre 1946 e 1964
. Geração X: Nascidos entre 1965 e 1980
. Geração Y ou Millennials: Nascidos entre 1981 e 1996
. Geração Z: Nascidos entre 1997 e 2010
. Geração Alpha: Nascidos entre 2010 e 2024
. Geração Beta: Nascidos a partir de 2025