Falta de conscientização de motociclistas gera transtornos

Por Clovis Vieira
[email protected]

A falta de conscientização por parte de alguns condutores é um problema constante em São João da Boa Vista. Nesta semana, a Redação do O MUNICIPIO recebeu uma queixa de motos estacionadas em local indevido, em uma rua movimentada da cidade.

Conforme relatado por um leitor, o pedestre fica sem opção de caminhar pela calçada, que em certo trecho está atravancada por duas motos enfileiradas. Com isso, a solução para o cidadão é seguir pelo asfalto correndo risco de atropelamento. Segundo o denunciante, este problema acontece regularmente nesse local, sem qualquer fiscalização dos órgãos competentes.

Dificuldade: cidadã esgueira-se entre o caminhão e as motos que atravancam a calçada (Arquivo Pessoal)

 MULTA

Estacionar moto na calçada é considerado uma infração de trânsito grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As consequências podem ser: multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo. Existem algumas situações em que o estacionamento na calçada é permitido, como: condições específicas autorizadas por alguns municípios; espaço amplo o suficiente para não prejudicar o fluxo de pedestres; permissão municipal para estacionar em calçadas privadas; e calçadas largas que permitam uma passagem segura.

COMO PROCEDER

Mas o que fazer quando alguém estaciona moto ou carro na frente da casa ou garagem? Neste caso, a solução é acionar a Polícia Militar ou entrar em contato com o Departamento de Trânsito e Segurança. Além da multa, o CTB permite a remoção do veículo em determinadas situações, aumentando os problemas para o infrator.

 DENÙNCIAS

O jornal O MUNICIPIO mantém disponível aos leitores um canal para denúncias por meio do e-mail [email protected]. Os casos devem ser relatados em um texto objetivo e explicativo e, se possível, acompanhado de fotos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here