REDAÇÃO
[email protected]
O reitor do UniFAE, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira, esteve na Colômbia participando de missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
A viagem ocorreu em novembro e teve por objetivo conhecer as experiências vividas no país no campo da educação, além de ter acesso a experiências exitosas nos cenários científico e tecnológico.
Cerca de 25 membros da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer, realizar reuniões e fazer network com quatro universidades, instituições de ensino superior, Embaixada do Brasil na Colômbia e a Associação Colombiana de Universidades.
A missão internacional se iniciou com reunião na Associação Colombiana de Universidades (Ascun), na qual foram exploradas novas vias de cooperação entre as instituições de ensino superior de ambos os países. Na sequência, encontro com a embaixada do Brasil em Bogotá, no Instituto de Cultura Brasil-Colômbia (Ibraco).
Com o objetivo de explorar novas oportunidades de cooperação acadêmica, o reitor e demais membros da Abruem conheceram a Universidade Nacional da Colômbia (Unal). Na semana seguinte, na cidade de Cartagena das Índias — localizada na costa caribenha da Colômbia —, os integrantes visitaram a Universidad de Cartagena — universidade pública fundada em 1827 por Francisco de Paula Santander e Simón Bolívar.
Logo depois foi a vez da Universidad del Atlántico (UA), localizada em Barranquilla. A instituição tem cerca de 24 mil alunos e oferece cursos de graduação e pós-graduação em três localidades da cidade e em municípios da região.
E, encerrando os trabalhos, o último local visitada foi a Universidad de Antioquia (UdeA), localizada em Medellin, com programação intensa: apresentações dos setores de docência, pesquisa e extensão da Universidade, além de momentos destinados a networking. Fundada em 1803 como instituição pública, a Universidade de Antioquia é reconhecida como uma das melhores de todo o país.
“Em cada local, muito aprendizado conquistado. Tivemos a oportunidade de mostrar o UniFAE para os colombianos e, com toda a certeza, conseguiremos trazer para cá muito do que lá foi feito, além de ter conseguido, também, apresentar nossos trabalhos a eles”, finalizou Marco Aurélio.