Águas da Prata inaugura obras esculturais de Adélio Sarro

Por Clovis Vieira
[email protected]

A estância hidromineral de Águas da Prata recebeu o renomado escultor e muralista Adélio Sarro, na segunda-feira (9). O artista esteve na cidade para finalizar a parte artística da obra ‘Via-Sacra do Cristo Redentor’. Trata-se de 14 estações que ligam a rua Armando Sales de Oliveira ao topo do Mirante do Cristo.

Adélio Sarro: escultor, pintor e muralista (Divulgação)

Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Tatiana Gimenez, ainda resta concluir o acabamento do espaço, que em breve deverá ser executado, “transformando-o em um dos mais belos atrativos religiosos da região”, afirmou.

A Via-Sacra, ou Caminho da Cruz, simboliza os passos de Jesus Cristo rumo ao Calvário, “convidando à reflexão sobre sua paixão, morte e ressurreição” disse. Essa obra, de acordo com titular da pasta, não só enriquecerá o turismo religioso, “mas também fortalecerá nossa identidade cultural e espiritual”. As 14 esculturas em baixo relevo são feitas em concreto que, posteriormente, receberam camadas de resina resistente ao sol e às intempéries.

ADÉLIO SARRO

Adélio Sarro Sobrinho é um artista de projeção internacional, conhecido por suas esculturas e murais que celebram a cultura brasileira e a espiritualidade. Entre suas obras mais destacadas estão o Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), e os painéis religiosos em Tambaú (SP).

Natural de Andradina (SP), onde nasceu em 7 de setembro de 1950, Sarro é filho de agricultores de origem italiana e portuguesa e, desde menino, demonstrou inclinação e gosto para o desenho.

Tornando-se cada vez mais conhecido, e graças às amizades que ia formando em sua trajetória artística, em 1981 Adélio Sarro foi convidado para organizar seis diferentes mostras no Japão. Dois anos depois, seguiu para a Itália e, nos anos seguintes, o Japão, novamente, e Uruguai, Argentina, França, Estados Unidos, Portugal, Nicarágua, Suíça, Alemanha, Bélgica, Noruega, Singapura e Austrália.

ATRATIVOS

Além deste novo local, que poderá atrair turistas em busca de arte e religiosidade, Águas da Prata também conta com outros recantos temáticos: Gruta de Nossa Senhora de Lourdes recentemente reformada: neste momento, está sendo elaborado pela Secretaria de Turismo e Conselho Municipal de Cultura e Turismo (Comtur) um roteiro das grutas, do qual este local fará parte. Outro ponto turístico religioso é a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, que é a padroeira da cidade.

O destaque, no entanto, é o nacionalmente conhecido ‘Caminho da Fé’, uma rota de peregrinação brasileira que liga cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, originado em Águas da Prata. Foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, é composto por 18 ramais que atravessam a Serra da Mantiqueira, com mais de 700 km de extensão, incluindo estradas de terra, asfalto, trilhas e trilhos de trem.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here