Por Bruno Manson
[email protected]
A Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (9) a última sessão ordinária do ano. Com pouco mais de quatro horas de duração, a reunião transcorreu de forma tranquila, sendo marcada pela aprovação de várias proposituras e, ao final, um sorteio entre os vereadores para dar nomes às ruas do Jardim Guiomar Novaes.
Além das indicações e requerimentos que são geralmente apresentados, a pauta da Casa de Leis trouxe seis projetos de lei visando a doação de áreas para empresas no Distrito Industrial. As proposituras são de autoria do Poder Executivo e destinam terrenos para os seguintes empreendimentos: Allpan – Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.; Gehfer Industrial Ltda.; Jimbele Alimil Alimentos Ltda.; MG Tonon Ltda.; Sandrini Atacado e Varejo Ltda. e Anderson Bruno Mousessian Ltda.. Todos estão em processo de expansão de atividades.
A votação foi acompanhada por empresários e colaboradores dos empreendimentos beneficiados, os quais lotaram o auditório. Na ocasião, os edis aprovaram os documentos, os quais deverão ser sancionados e publicados no Jornal Oficial.
ENTIDADES
Também foram aprovados os projetos de lei que concedem auxílio à Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência ‘São Francisco de Assis’ (Appd) e subvenção social à Sociedade de Senhoras de Rotarianos de São João da Boa Vista. Ambos os recursos são provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fmdca).
NOVAS PRAÇAS
Durante a sessão foram aprovados os projetos de lei que nomeiam três novas praças. A primeira levará o nome de Ernesto Isvami Zabotto e será construída no Jardim Recanto dos Pássaros. O segundo espaço público homenageará o vereador Dionízio Martins de Macedo Filho e será edificado no bairro Tereza Cristina. A terceira praça leva o nome do vereador João Olívio Garbossa e ficará no Jardim São Salvador.
SORTEIO
Atendendo uma solicitação da administração municipal, devido à necessidade de denominar novas vias públicas do Jardim Guiomar Novaes, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Gomes (PL), coordenou um sorteio entre os vereadores para dar nome às ruas do futuro bairro. Dos 42 logradouros do loteamento, 34 ficaram com a nomenclatura a cargo do Poder Legislativo e oito a cargo do Poder Executivo. Com isso, os edis deverão apresentar a biografia das pessoas que serão homenageadas até sexta-feira (13). A aprovação dos nomes será feita em sessão extraordinária a ser agendada na próxima semana.
RECESSO
Ao final da sessão, alguns vereadores usaram a Tribuna Livre e fizeram um rápido balanço de suas ações ao longo dos últimos quatro anos. Com o encerramento dos trabalhos, a Câmara Municipal entrou em recesso, conforme estabelece o Regimento Interno do Poder Legislativo.
Apesar disso, ainda poderá ocorrer sessões extraordinárias caso seja necessário. O trabalho dos vereadores prossegue fora das reuniões e a Casa de Leis permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o atendimento ao público. As sessões ordinárias serão retomadas em 17 de fevereiro de 2025, já na nova legislatura.