Ceia de Natal não é para pets

Por Ana Paula Fortes
[email protected]

A ceia de Natal é um dos momentos mais esperados e deliciosos da data. Geralmente preparada com nozes, uvas-passas, macadâmias, tomates, chocolates e condimentos transformam o Natal numa deleitável celebração. Cuidado! Estes são alguns dos alimentos consumidos que são de difícil digestão ou até mesmo tóxicos para os pets.

Resistir: tutores devem evitar oferecer quaisquer alimentos ‘humanos’ aos seus pets (Reprodução/Via Google)

Cerca de 99% do cardápio da ceia natalina não podem ser oferecido aos pets, e o 1% dos alimentos que até pode ser compartilhado com cães e gatos, geralmente se limita a algumas frutas, em pequenas porções, segundo orientação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP),

O cuidado deve ser extra já que, mesmo que o tutor não ofereça o alimento diretamente, o animal pode pegar um pedaço de cima da mesa ou até mesmo revirar a lata do lixo no dia seguinte, ingerindo ossos ou mesmo papel alumínio com gosto dos assados, o que pode causar grandes estragos no estômago e intestinos.

“As guloseimas dadas ou furtadas pelos nossos amigos trazem muitos transtornos digestivos. O conselho é que os tutores fiquem atentos no Natal e ano novo, porque estas são festas humanas. Mesmo diante dos pedidos manhosos do seu pet, mantenha-o com alimentação balanceada. Você pode até contar os dias, na expectativa de comer aquele prato natalino delicioso ou o tradicional panetone.  Seu pet nem tanto. Aproveite o recesso de fim de ano e dê de presente a seu pet mais passeios, mais liberdade e recreação”, alertou o médico-veterinário, Plínio Aiub.

Alimentos proibidos

RABANADA – Considerada um símbolo de sobremesa nessa época é prejudicial aos pets por ser fritura e conter açúcar em alta quantidade.

PANETONE, CHOCOTONE E DOCES – Há açúcar na massa, nas frutas, e o chocolate intoxica o pet porque o xilitol (adoçante artificial encontrado em doces e balas) pode causar problemas hepáticos e queda dos níveis de açúcar no sangue. Sem contar com a obesidade e problemas dentários.

BACON – O sistema digestivo dos pets não consegue processar grandes quantidades de sal e gordura, o que traz problemas estomacais e também doenças cardíacas, pulmonares e intestinais.

ALHO E CEBOLA – Alho e cebola, cebolinha e outros temperos causam vômitos, diarreia, perda de apetite, depressão e dor abdominal.

PERU – A ave contém ossos que se partem ao serem mordidos e, se engolidos, podem causar feridas na boca e até perfurar a garganta e os órgãos dos pets amigos.

NOZES E MACADÂMIA – Alguns animais podem apresentar alergia a este alimento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here