Por Bruno Manson
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A necessidade de investimentos para melhorar a segurança na rodovia SP-344 é cada vez mais urgente, principalmente no trecho que compreende a rodovia Dom Tomás Vaquero – que tem início na divisa entre Aguaí e São João da Boa Vista, no km 216, e se estende até o km 242, em Vargem Grande do Sul.

De acordo com dados da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), cinco mortes já ocorreram na via este ano, igualando a quantidade de óbitos contabilizada em 2023. Diante disso, a duplicação da SP-344 tem sido bastante reivindicada ao longo desses anos. Contudo, sem sucesso até o momento.
Em visita a São João da Boa Vista em janeiro de 2020 – ano em que ocorreram as eleições municipais –, o então vice-governador Rodrigo Garcia confirmou a realização da melhoria durante a cerimônia de inauguração da Cidade das Artes. Na época, ele afirmou que em março daquele ano seria definido o caminho desta duplicação – que pode ser por renovação do contrato com a Renovias ou por meio de uma nova concessão – e garantiu que a obra ocorreria a partir de 2021. Porém, isso não aconteceu.
Já em julho deste ano – há dois meses das eleições municipais –, o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, esteve em visita à Vargem Grande do Sul. Em encontro com lideranças do agronegócio e autoridades locais, ele confirmou a duplicação e informou que o projeto será incluído na próxima concessão, a qual estava prevista, até então, para 2025.
No final de setembro, a Renovias e o Governo do Estado de São Paulo assinaram um termo que estende o prazo da concessão rodoviária feita à companhia até 13 de abril de 2026. A prorrogação ocorreu diante da “inexistência de tempo hábil” para um processo licitatório antes de 13 de outubro, prazo anterior para o fim da concessão. Por esse motivo, para evitar a descontinuidade na prestação de serviços aos usuários do sistema rodoviário constituído pelo Lote 11 – que compreende a malha viária de ligação entre Mococa, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Campinas –, até que o vencedor da nova licitação assuma o trecho concedido, foi ajustada essa extensão do prazo da concessão.
Com essa mudança, a possibilidade de incluir o projeto de duplicação da SP-344 na próxima concessão ficou para 2026, ano em que acontecem as eleições para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.
Em meio a esse cenário, vale observar que a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) está implantando uma rede de distribuição de gás às margens da rodovia Dom Tomás Vaquero. Com as obras em andamento desde o ano passado, surgem dúvidas se a duplicação desta via realmente será realizada.