Fazenda Santa Maria vive momento especial e divulga Águas da Prata

Por Clovis Vieira
[email protected]

A empresa cafeeira Três Corações reuniu e premiou cafeicultoras participantes da edição 2024 do ‘Concurso Florada Premiada’, realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de novembro. Já no sétimo ano de acontecimento, foram três as três categorias de café elegíveis para participar: Canéfora, Arábica seca e Arábica úmida. Inúmeras mulheres do Brasil rural se reuniram na capital mineira para o Concurso que ocorre sempre durante a Semana Internacional do Café (SIC), tradicional acontecimento anual.

Gizela e Clineida: elas participaram do concurso de café em Belo Horizonte (MG) (Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal)

“Eu considero justa esta homenagem a quem se dedica à difícil e esmerada tarefa de produzir cafés de qualidade”, afirmou Clineida Junqueira Jacomini que, junto a Gizela Junqueira, filha dela, cultivam café de qualidade na região da estância hidromineral de Águas da Prata (SP), participaram do Florada Premiada e foram homenageadas. Além de Minas Gerais, o encontro recebeu participantes dos estados de Rondônia, Acre, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Mãe e filha representaram a Fazenda Santa Maria, de Águas da Prata, e ficaram entre as 20 primeiras colocadas num total de quase 800 amostras, nesse ano. “O nosso café é o Arábica via seca”, disse Clineida.

ROTAS GASTRONÔMICAS

No entanto, as boas notícias para a Fazenda Santa Maria não param por aí. O empreendimento também foi incluído numa rota gastronômica patrocinada pelo Estado, para divulgação com vistas a atrair o turista aos locais selecionados.

Por acreditar na gastronomia como grande instrumento de fomento ao turismo e desenvolvimento econômico, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo criou o programa Rotas Gastronômicas SP, uma ação que vai retratar o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo das estradas, até chegar à mesa do turista e consumidor. Águas da Prata (SP) está incluída na rota gastronômica chamada ‘Entre Rios, Serras e Cafés’.

Águas de Prata: estância se fez representar no Concurso Florada Premiada e obteve ótima classificação

Após indicações de locais dignos de entrarem nessa rota, feitas pela Secretaria de Turismo da estância hidromineral, agentes da Secretaria de Turismo estadual visitaram a cidade. “Foram diversos estabelecimentos indicados e o pessoal de São Paulo fez a sua própria lista de interesses, visitando cada local dessa lista”, disse Ana Paula Silva Pereira, Turismóloga e Interlocutora da Região Turística ‘Entre Rios, Serras e Cafés’. Ela afirmou que os critérios que guiaram essa escolha não foram divulgados.

REGIÃO

O único pedido da Secretaria de Turismo do Estado à secretaria pratense é que fossem indicados locais que já contam com estrutura pronta para receber turismo e que apresentasse fluxo de turistas em atividade, além de apresentar com algum atrativo gastronômico especial que “fizesse a diferença” entre seus concorrentes. Itens que a Fazenda Santa Maria pôde cumprir com tranquilidade, com destaque para o café que produz.

Além da chamada ‘Entre Rios, Serras e Cafés’, outras 12 regiões também foram estabelecidas, cada uma com seus atrativos que serão divulgados em toda o Estado. Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista e São Sebastião da Grama são os demais municípios que compõem a rota gastronômica ‘Entre Rios, Serras e Cafés’.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here