Redação
[email protected]
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil Paulo Teixeira postou nas redes sociais, na segunda-feira (18), o encontro que teve com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden durante o G20, que ocorre Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro (RJ). Nesta semana, o progressista, que está no fim do mandato à frente da maior potência do Planeta, anunciou mais de 50 milhões de dólares para o Fundo Amazônia e assinou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a aliança global contra a fome e a pobreza.
Além de Biden, o pratense também esteve ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics; do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu; do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez; do presidente da Bolívia, Luis Acre Taumaturgo; do presidente do Chile, Gabriel Boric; do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính; e da presidente do México, Claudia Sheinbaum.
No Instagram, Paulo Teixeira destacou: “Esses encontros no G20 são o reflexo do protagonismo brasileiro no cenário internacional. A capacidade de aproximação e articulação do presidente @lulaoficial vem junto com uma grande troca de experiências e estreitamento de relações nas mais diversas áreas entre os países”.
O ministro também ressaltou que o resultado “é o desenvolvimento de novas soluções para desafios comuns, aprendizados, ensinamentos e inspirações. Muito feliz de participar desse momento histórico em que o Brasil recebeu todas essas delegações, com tanta admiração, tanto prestígio pelo trabalho realizado pelo governo do presidente Lula. Um evento histórico!
Teixeira fez questão de mencionar no post que, agora, “a presidência do G20 passa para a África do Sul, que já demonstrou interesse pela participação popular iniciada pelo Brasil e deve seguir esse ciclo de desenvolvimento conjunto entre os países para o enfrentamento das questões tão caras para toda a humanidade, como a fome e a pobreza, as mudanças climáticas e a governança mundial”.
EM BRASÍLIA
Já na quarta-feira (20), no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), o ministro esteve ao lado do presidente Lula e ambos receberam o presidente da China Xi Jinping, em retribuição à calorosa recepção que os brasileiros tiveram em Beijing. Segundo Teixeira, foi o encerramento de uma sequência histórica de dias colocando o Brasil no centro da vitrine global, fortalecendo relações diplomáticas de forma estratégica e visionária.
“Brasil e China, os dois maiores países em desenvolvimento de seus hemisférios, mostram que é possível transformar adversidades em soluções para a humanidade, promovendo paz, cooperação e desenvolvimento sustentável. Unidos pela defesa do multilateralismo e pela construção de um futuro mais justo, reafirmamos o compromisso de uma parceria que inspira o mundo”, escreveu o ministro.