REDAÇÃO
[email protected]
UniFAE e DGM Eletrônica assinaram, nesta quinta-feira (7), uma parceria para pesquisas científicas dentro do Centro Universitário. A assinatura contou com a presença da reitoria do UniFAE e representantes da indústria que possui sede em Santo André, na grande São Paulo.
Inicialmente, o objetivo da empresa é ter uma sala no campus principal com seus novos equipamentos, tendo o apoio de professores e alunos para validá-los, por meio dos trabalhos de iniciação científica. A empresa já possui 25 anos de mercado e fabrica equipamentos eletromédicos para estética, fisioterapia e medicina estética.
Décio Geraldo Minalle, CEO da indústria, explica que a intenção da cooperação com o UniFAE é produzir pesquisa. “Queremos ter um instituto aqui e ter essa integração da empresa com o futuro profissional, além de conseguir a comprovação científica dos equipamentos que estamos produzindo através dos estudos que a universidade desenvolve”, comentou Minalle.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa do UniFAE, professora doutora Laura Rezende, a parceria vem para fortalecer as pesquisas clínicas que o Centro Universitário já vem desenvolvendo há alguns anos. “Muitos cursos da área da saúde serão beneficiados com esses futuros projetos. Já temos alguns equipamentos em projetos de iniciação científica e em trabalhos de conclusão de curso. Com certeza, em breve, teremos avanços importantes e ainda mais oportunidades para discentes e docentes”, destacou Laura.
EVOLUÇÃO CIENTÍFICA
A ciência já é uma realidade no UniFAE. Além dos diversos projetos aprovados por meio do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ambos do Governo Federal, são vários os alunos que possuem bolsas para estudar e desenvolver pesquisa.
Só em 2024, mais de 500 trabalhos de iniciação científica foram apresentados pelos alunos nas Jornadas de Evidências Científicas – cerca de 280 em maio e mais de 230 no último dia 4 de novembro.
A Vice-Reitora do UniFAE, professora doutora Alice Orrú, reforçou que o UniFAE vem obtendo resultados incríveis com o investimento que faz na ciência. “Nossa equipe está muito feliz e orgulhosa com o que traçamos para a pesquisa. E as Jornadas coroam esse momento, com a participação maciça de docentes e alunos, até mesmo de outras instituições. Todos estão de parabéns”, declarou Alice.
Para o reitor do UniFAE, professor doutor Marco Aurélio Ferreira, essa evolução acadêmica que o UniFAE vem conquistando é um sonho sendo realizado. “As parcerias firmadas demonstram que estamos no caminho certo, pois são empresas relevantes que estão se unindo conosco, tornando-se um diferencial para o estudante envolvido nas pesquisas. É gratificante viver essa transformação e mostrar os resultados que oferecemos”, finalizou o reitor.