Por Clovis Vieira
[email protected]
O diretor de cinema Luan Cardoso estará em São João na quarta-feira (6), ministrando oficina de direção cinematográfica artística. O encontro faz parte do Pontos MIS e acontecerá no Teatro ‘Lucila Martarello Astolpho’, na Cidade das Artes, às 18h15, dispondo de apenas 35 vagas. “Essa é uma oportunidade incrível para entender como funciona o universo do cinema e desenvolver um olhar crítico sobre ele. Será trabalhado desde o conceito de direção até a decupagem de cenas, com uma abordagem cheia de energia, com muita prática e conteúdo relevante!”, afirmou o diretor.
De acordo com ele, o participante vai viver na prática os vários aspectos sobre a arte de filmar, explorando todas as etapas da produção cinematográfica, desde a direção, passando pela escolha de lentes, até o trabalho com os atores. “A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a maquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras ‘camadas’ que constituem um filme”.
HORIZONTES
Cardoso explica que a proposta da oficina é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do ‘aluno’, partindo de experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos. “Muitas são as oficinas de cinema digital que resultam em milhares de formandos todos os anos, mas poucos são os alunos que sabem como usar artisticamente as fermentas a que foram apresentados”.
Além da curiosidade – o saber como se faz –, ele relata que a oficina pretende abrir horizontes, introduzindo um oficio artístico que está em ascensão no Brasil, mas que sofre da falta de profissionais pelas escassas informações.
O que é? Onde fazer? Como começar? são perguntas a serem respondidas neste encontro. Ao abrir o leque de possibilidades e permitir ao jovem a escolha de se especializar nessa atividade, o diretor observa que também é importante formar público para o cinema como arte, que é categoricamente pisoteado pelo cinema ‘blockbuster’, líder das telas no país.
CARREIRA
Embora seja um diretor premiado, Luan Cardoso conta que sua formação na área é empírica. “Desde os 15 anos faço pequenos trabalhos em todo tipo de set de cinema – ficção, publicidade, vídeo institucional – e paralelamente fazendo meus pequenos curtas e projetos pra colocar em prática o que eu estava aprendendo e observando muita gente boa trabalhar”, revelou. Ele frequentou cursos livres de cinema, trabalhou como assistente de direção do ator Leonardo Medeiros e tem como mentor o cineasta Hector Babenco. Está à frente da produtora Quixó Produções, onde assina e fotografa os mais diversos projetos.
O diretor aposta em que o participante de oficinas do gênero busca a competência da técnica narrativa através das suas experiências tanto contemplativas quanto práticas. “A oficina de Direção Cinematográfica Artística tem esse objetivo de formação, uma formação ativa, participativa”.
INSCRIÇÕES
Para participar da oficina, basta acessar o link: https://saojoao.sp.gov.br/oficina-direcao-cinematografica-artistica e fazer a inscrição.