Câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre homens

Por Ana Paula Fortes
[email protected]

A campanha Novembro Azul é um movimento global voltado para a conscientização sobre a saúde do homem, especialmente em relação ao câncer de próstata. Com o tema “Por você e por quem ama!”, a ação é um importante marco na luta contra doenças que afetam a população masculina.

Campanha: Novembro Azul traz como foco a saúde do homem em diversos aspectos (Reprodução/Via Google)

De acordo com o Ministério da Saúde, são aproximadamente 72 mil novos casos todos os anos no país, levando a óbito, em média, 16 mil pessoas a cada ano.

Diante deste cenário, a campanha se intensifica a cada edição, buscando  quebrar tabus e fazer com que o público masculino entenda a importância dos exames e de ficar atento a alguns sintomas da doença.

Origem do Movimento

No ano de 2003, na Austrália, dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, devido ao sucesso do Outubro Rosa, sobre a prevenção do câncer de mama, decidiram iniciar uma campanha para chamar atenção à saúde masculina. Como símbolo deixariam o bigode crescer durante todo o mês de novembro. Assim surge o movimento Movember: uma junção das palavras ‘Mustache’ (‘bigode’ em inglês) e ‘November’ (‘novembro’ em inglês). Naquele ano foram 30 participantes, ou Mo Bros, como são chamados pela campanha.

Com o sucesso do movimento, em 2004, foi criada a Movember Foundation Charity, que almejava criar campanhas de conscientização sobre câncer de próstata e arrecadar fundos para a Fundação Australiana de Câncer de Próstata (Prostate Cancer Foundation of Australia – PCFA). Essa primeira campanha reuniu 450 Mo Bros e arrecadou mais de 50 mil dólares australianos (equivalente a mais de R$ 200 mil), rendendo a maior doação que a PCFA já havia recebido. A partir dali o movimento só cresceu, ganhando novos parceiros e sendo adotado por vários outros países nos anos seguintes, incluindo a Inglaterra e a Espanha, os primeiros países a receber a versão internacional do Movember.

No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida, em 2008, pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

Assim, durante todo o mês de novembro, a SBU divulga ações sobre a importância das consultas de rotina para realizar os exames de saúde urológicos pelo menos uma vez ao ano e a relevância do exame de toque retal, ainda essencial para o diagnóstico do tumor de próstata.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. São quase 63 casos para cada 100 mil homens no Brasil, e a estimativa é de que até o ano de 2025, mais de 700 mil novos casos sejam registrados.

“Independente da época do ano, prevenir é sempre a melhor solução. Não se pode focar na prevenção somente durante um mês e, no restante da temporada, esquecer. A doença não escolhe dia para surgir nem para se manifestar, por isso fazer os exames e ficar atento aos sintomas, sempre acompanhado por um profissional da saúde, é fundamental”, reforçou o doutor Gláucio Galli, do Laboratório Pasteur.

Sintomas e Diagnóstico

Embora a maioria dos casos de câncer de próstata ocorra em homens com mais de 50 anos, é essencial que todos, especialmente aqueles com histórico familiar da doença, fiquem atentos a sintomas como irregularidades para urinar, mais ou menos frequência do que o normal, sangue na urina ou no sêmen, além de dores e ardências.

“Não se pode esperar ter os sintomas para procurar um médico, pois em muitos casos, não há sinais que indiquem a doença. Mas quanto mais o tempo passa, mais difícil fica o tratamento e maiores são as chances de complicações. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, explicou.

A grande maioria dos casos, o câncer de próstata não se manifesta e não causa nenhum sintoma nos primeiros meses, fato este que faz com que os exames para detectar a doença se tornem ainda mais essenciais para a prevenção e, se for o caso, início do tratamento.

O diagnóstico é feito por meio de exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o de toque retal, que, embora muitos homens hesitem em realizar, são fundamentais para a detecção precoce.

Quebrando Tabu

Um dos principais desafios enfrentados na luta contra o câncer de próstata é o estigma que envolve a saúde masculina e a relutância de muitos homens em buscar atendimento médico.

O Novembro Azul busca quebrar esses tabus, incentivando discussões abertas sobre saúde, autoexame e a importância de cuidados preventivos. Ao derrubar estigmas e promover a educação, a sociedade dá um passo importante na prevenção do câncer de próstata e na promoção de uma vida saudável.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here