Reitor do UniFAE participa de missão universitária no Uruguai

REDAÇÃO
[email protected]

O reitor do Centro Universitário UniFAE, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira, está, desde sábado (26 de outubro), em Montevidéu, no Uruguai, participando de uma missão universitária com reitores de diversas universidades do Brasil. O retorno está programado para este fim de semana.

Comitiva: cerca de 30 representantes de 14 instituições nacionais conheceram as instituições uruguaias; Marco Aurélio Ferreira (do lado esq. da bandeira do Uruguai) representou a UniFAE nos eventos (Divulgação/Ascom UniFAE)

A iniciativa é da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes). Gestores de 14 instituições associadas se reuniram para fortalecer a internacionalização, promovendo a mobilidade acadêmica de docentes e discentes por meio de acordos bilaterais de cooperação. Foram seis encontros com instituições de educação superior uruguaias, buscando expandir oportunidades para uma formação ainda mais conectada globalmente.

“Com certeza foi um passo importante para uma integração global de conhecimento, alinhada ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. Foram experiências bastante enriquecedoras, que trarão oportunidades interessantes a todos os envolvidos”, declarou Marco Aurélio.

VISITAS

Na manhã de segunda-feira (28 de outubro), a comitiva visitou a Universidad ORT Uruguay – renomada instituição privada, sem fins lucrativos, que oferece mais de 20 cursos de graduação e pós-graduação. São cinco campi e mais de 13 mil alunos que representam cerca de 6,5% da população universitária do Uruguai.

No mesmo dia, o encontro foi na Universidad de la República (Udelar), a maior universidade pública do Uruguai, que conta com mais de 135 mil alunos e fundada em 1849. “As reuniões foram de extrema importância para que as instituições municipais de ensino superior brasileiras possam analisar as possibilidades de mobilidade acadêmica por meio de acordos bilaterais de cooperação internacional, contribuindo para um ciclo de efetiva integração global de conhecimento”, reforçou Antonio Henrique Habib Carvalho, presidente da Animes.

Na terça-feira (29 de outubro), a comitiva visitou o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), referência nacional e internacional em inovação com mais de 50 anos de atuação. Na quarta-feira (30), os participantes estiveram na Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII), que tem como foco promover avanços no setor público, incentivando o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.

Para fechar, a agenda de quinta-feira (31) foi no Instituto Pasteur de Montevidéu, dedicado à pesquisa científica na área de Medicina Biológica, composto por plataformas científicas de alta tecnologia nas áreas genômica, bioinformática, biologia molecular e celular. Além dos laboratórios, o local conta com um centro de ensino internacional com cursos sobre os mais recentes conhecimentos biológicos e tecnologias de ponta.

“Foi uma experiência incrível, onde brasileiros e uruguaios ganharam na troca de conhecimentos e em novas perspectivas. O networking foi de alto nível e as discussões extremamente relevantes para que possamos evoluir, cada vez mais, a educação superior em nosso país”, finalizou o reitor do UniFAE, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira.

A Animes foi constituída em 2018 com a finalidade de defender e representar os interesses de mais de 70 Instituições Municipais de Ensino Superior sediadas em todo o território brasileiro – universidades, centros universitários, autarquias e fundações municipais.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here