Professora é homenageada com nome dado à futura praça

Por Clovis Vieira
[email protected]

A 27ª sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida em 16 de setembro, foi especial para os familiares da professora Glorinha de Lourdes Aguiar dos Santos. Naquele  dia foi aprovado o Projeto de Lei nº 56/2024 que dá o nome da educadora para a praça que  será construíada entre a avenida Dr. Oscar Pirajá Martins, a rua Joaquim José da Costa Oliveira e a rua Alberto Nicolau José, no Jardim Priscila.

Glorinha: educadora promoveu importantes trabalhos (Divulgação/Arquivo Pessoal)

A homenagem é de autoria do vereador José Cláudio Ferreira, o Claudinho (PSD), autor da Moção nº 144/2024, aprovada por unanimidade entre os edis.

TRAJETÓRIA

Falecida em 4 de junho de 2018, aos 84 anos, Glorinha marcou presença no magistério do município por várias gerações, lecionando Educação Musical e Artística. Ela também promoveu festivais estudantis de música, editou livros e organizou cursos de Criatividade. Sempre esteve envolvida em projetos musicais que mobilizaram grande número de pessoas.

PERSONAGEM

Glorinha era sanjoanense, nascida em 25 de novembro de 1934. Foi professora de Educação Musical e Artística com intensa atuação na E. E. ‘Cel. Cristiano Osório de Oliveira’ (Instituto de Educação) nos anos 1960 e 1970. Organizou grupos corais estudantis para apresentações em datas comemorativas na escola e pelo município.  Idealizou e promoveu serenatas de Natal nos anos 1960, que eram ‘vendidas’ em prol do Curso de Normalistas do Instituto de Educação. Foi a criadora dos festivais estudantis de música, de voz e de composição na cidade, na década de 1960.

Criou, com Nadir Boldrini, o jornal EMA – Educação Musical e Artística, que fez sucesso nas salas de aulas de todo o Brasil. É autora do livro ‘Luz ou Sombra, Você Decide’, sobre Criatividade, que foi transformado em curso e percorreu inúmeras cidades do Estado. Foi cocriadora da Seresta de Águas da Prata, programa musical em atividade até hoje na estação ferroviária da estância hidromineral. Foi professora de criatividade artística no Lar do Pequeno Vicente, sua última atuação. Preparava mais um livro com atividades de Criatividade, que ficou inacabado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here