Por Clovis Vieira
[email protected]
Visto pelo público sempre regendo a Orquestra Brasileira Inclusiva (OBI), sua criação mais ambiciosa, o maestro Carlos Henrique Toni agora prepara voo solo com um repertório ao piano dedicado aos clássicos da banda de rock Legião Urbana. A apresentação acontecerá na quinta-feira (31), às 20h, no Theatro Municipal.
O repertório da noite será composto por 10 canções do grupo escolhidas pela “memória afetiva” do pianista. “Teatro dos Vampiros”, “Metal Contra as Nuvens”, “Índios”, “Será” e “Giz” estão entre os sucessos que foram adaptados para o piano.
Toni conta que quando iniciou os estudos musicais, o Legião Urbana estava no auge do sucesso nos anos 1980. Adptar os clássicos da banda para o piano é um projeto antigo do maestro. Entusiasmado, ele relata que as canções escolhidas “trazem nas letras bastante contraste com a realidade atual”. Contudo, ao se decidir por mostrar apenas as melodias criadas por Renato Russo, sem as letras, o músico afirma que pretende apresentar o valor melódico dessas canções. “Melodicamente, o Legião tem uma obra muito rica que pode ser explorada ao piano, sem as letras”, disse.
AO PIANO
Sozinho no palco desta vez, Toni relembra que o piano voltou a chamar sua atenção como instrumento em 2017, “trazendo grandes alegrias e ampliando horizontes como arranjador musical e instrumentista”.
Seus estudos ao piano iniciaram-se aos 9 anos de idade. Ao migrar para o violão, a música do Legião Urbana era uma das preferências dele. Por coincidência, foi no dia 11 de outubro de 1996 que Renato Russo morreu, vítima de complicações da Aids, aos 36 anos.
Para a apresentação no Theatro Municipal na quinta-feira (31), o maestro incluirá explicações didáticas sobre algumas músicas apresentadas, fazendo comparações com outras obras, algumas delas clássicas. “Vou tentar mostrar esse link ‘universal’ que vejo entre a música do Legião e outras canções famosas”, concluiu.
A entrada para assistir a apresentação custa R$ 20. Para adquirir, basta entrar em contato com o músico pelo perfil no Instagram (@carloshenriquetoni) ou pelo WhatsApp (19) 98101-7435.