Por Clovis Vieira
[email protected]
O nome de Dyra Oliveira está ligado à música clássica e ópera de 1993 até 2005, quando fez parte dos ‘Patronos do Theatro Municipal de São Paulo’, principal associação para um teatro de ópera no Brasil. Com o encerramento das atividades da equipe, ela migrou, a pedido do diretor de ópera Vicente Amato Filho, para o Theatro São Pedro, onde atou de 2005 a 2011 como diretora de produção da casa.
A profissional coordena a Semana Guiomar Novaes desde 2009. Atualmente, ocupa a posição de superintendente técnica cultural na Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), responsável também pela 47ª Semana Guiomar Novaes.
bate-papo
O MUNICIPIO – Como se decide uma programação de eventos como a Semana Guiomar Novaes?
Dyra – Há uma experiente equipe de curadoria da Apaa, parceira na produção do projeto, que trabalha alinhada com o Departamento de Cultura da Prefeitura de São João da Boa Vista e com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A decisão é conjunta.
O MUNICIPIO – Nesse caso, quais são as dificuldades encontradas nesse processo?
Dyra – Uma semana parece muito tempo, mas a diversidade e a quantidade de projetos artísticos de qualidade em todas as linguagens tornam o processo complicado. Também é fundamental considerar a adequação técnica e de produção de cada atração selecionada para cada espaço ocupado na cidade.
O MUNICIPIO – Estando à frente do projeto Semana Guiomar Novaes, quanto de poder decisório tem um coordenador como você?
Dyra – Acredito que traduzir e conciliar as demandas dos parceiros é muito importante. Busco sempre um equilíbrio entre programação e produção de qualidade. Neste caminho, às vezes, é preciso tomar decisões objetivas.
O MUNICIPIO – Em sua trajetória na Semana Guiomar, houve momentos em que foi preciso desistir de uma atração?
Dyra – Aconteceu algumas vezes. Imprevistos com artistas ou obstáculos de produção. Mas sempre buscamos (e encontramos!) uma alternativa.
O MUNICIPIO – Neste ano, haverá o ‘Barbeiro de Sevilha’. Que expectativa você tem de aceitação do público?
Dyra – Ah! O ‘Barbeiro de Sevilha’ é uma ópera cômica divertida e vibrante, com músicas muito populares. O público vai amar!