Parque Estadual da Prata fechado temporariamente

Por Ignácio Garcia
[email protected]

O Parque Estadual de Águas da Prata está entre nove parques florestais e unidades de conservação na região compreendida por São Carlos e Rio Claro que ficarão temporariamente fechados. Segundo o g1 São Carlos e Araraquara, o fechamento deverá ser mantido até pelo menos 12 de setembro.

Evento: campeões foram conhecidos na noite de 31 de agosto, na Fazenda da Prata (Divulgação/Arquivo/Prefeitura de Águas da Prata)

O local é tradicionalmente explorado por amantes da natureza, turistas adeptos às trilhas e demais visitantes da região. Localizado na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, o parque estadual da estância hidromineral é parada obrigatória para quem visita a localidade ou está somente de passagem. Nos últimos anos, particularmente em 2020, diversos incêndios assolaram o local, colocando em risco a fauna e a flora.

A medida emergencial foi anunciada pelo governo do Estado, por meio da Fundação Florestal, devido ao crescente risco de incêndios florestais, o que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação. Em território paulista, são 80 unidades de conservação e parques já fechados.

As outras oito unidades temporariamente fechadas são: Estação Experimental de Casa Branca; Parque Estadual de Porto Ferreira; em Santa Rita do Passa Quatro são dois locais: Estação Experimental, que é patrimônio florestal e espaço também usado para visitações e aulas para crianças e adolescentes, e o Parque Estadual Vassununga, muito tradicional para visitas e que abriga a maior concentração de jequitibás-rosas do Estado, incluindo o maior exemplar paulista – no local, variadas são as visitas guiadas, principalmente de estudantes da rede estadual de ensino, e que agora estão temporariamente canceladas; Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’, em Rio Claro, que sofre com constantes incêndios, muitos deles de grande dimensão; Estação Experimental de Itirapina que, em agosto, foi um dos locais mais atingidos pelos incêndios que devastaram grandes áreas verdes da região; Estação Ecológica ‘Mata do Jacaré’, em São Carlos; e Estação Experimental de Araraquara.

De acordo com a Fundação Florestal, o fechamento desses parques e unidades de conservação pode ser revisado segundo as condições climáticas e os riscos associados.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here