UniFAE conquista R$ 500 mil em bolsas de iniciação científica

Por Ignácio Garcia
[email protected]

O UniFAE, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propeq), conquistou, nesta semana, cerca de meio milhão de reais em bolsas de iniciação científica para seus alunos e para estudantes do Ensino Médio.

Iniciação Científica: UniFAE vem realizando eventos desde 2021, com centenas de participações entre alunos e professores (Divulgação/Ascom UniFAE)

Das quatro modalidades de bolsas, adquiridas por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo Federal (CNPq), três delas são inéditas. Elas foram aprovadas e poderão ser utilizadas entre o período de 2024 a 2027, com prazo mínimo de 12 meses para cada estudante selecionado.

“São várias as oportunidades que o aluno UniFAE terá em se dedicar mais aos estudos e aprender a fazer pesquisa, evoluindo na questão científica e participando de eventos na área. Isso vai melhorar seu currículo para o futuro profissional, trilhando uma carreira ainda melhor no curso que escolheu”, explicou a profª. dra. Laura Rezende, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) teve sua renovação aprovada e são destinadas a alunos de todas as áreas, para os cursos de graduação do Centro Universitário; já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), para o mesmo público, visa a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica; o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) é exclusivo para formação científica de estudantes afrodescendentes e indígenas; e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Ensino Médio (Pibic-EM) é destinado a estudantes do ensino médio de escolas parceiras do UniFAE.

Todos os editais, com as informações detalhadas, estão publicados no site do Centro Universitário (www.fae.br), na aba Editais Propeq. As inscrições já estão abertas e vão até às 23h59 de terça-feira (20). Após as avaliações, a implementação das bolsas terá início em 1º de setembro de 2024.

“A UniFAE, desde o início de nossa gestão (2020), tem buscado investir nas pesquisas com nossos alunos e professores. E, a cada ano, os resultados mostram que estamos colhendo muitos frutos, com centenas de estudantes interessados na área científica. Toda a comunidade acadêmica ganha com essa evolução no aprendizado”, destacou o reitor, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira.

Mais de 70% dos alunos de Direito do Centro Universitário são aprovados na 1ª fase da OAB

No ano em que o UniFAE forma a sua primeira turma no curso de Direito, um grande resultado foi alcançado: mais de 70% dos alunos do 5º ano foram aprovados na primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As provas ocorreram em fevereiro e agosto. Em setembro, acontece a segunda e última fase.

Conquista: alunos de direito aprovados na 1ª fase da ordem dos Advogados do brasil (OAB) (Divulgação/Ascom UniFAE)

De acordo com o advogado e professor do Centro Universitário, dr. Arlindo Rodrigues, o curso tem grandes diferenciais, como júri simulado, clínica de práticas jurídicas e 100% de aulas presenciais, o que diferencia no aprendizado. “Além disso, a qualidade dos professores é especial, pois temos no corpo docente juízes, promotores, delegados e advogados de renome, todos colocando suas experiências aos nossos alunos”, destacou.

Daniela Ferreira foi uma das alunas aprovadas na 1ª fase. Ela já é formada em Psicologia e busca no Direito uma oportunidade de evoluir ainda mais na profissão. “Muita das coisas que estavam na prova foram ditas em sala de aula. Enquanto resolvia as questões, parece que ouvia na minha mente os professores falando sobre aquele tema”, lembrou a estudante.

José Pedro Cossi tem mais dois períodos de Direito pela frente, mas também já tem a vaga na 1ª fase da OAB garantida. “Nossos professores são muito qualificados, todos estabilizados na área e com muita vida prática. Eles têm muito para transferir de aprendizado. E tudo que tinha na prova foi conhecimento adquirido nas aulas, pois costumo prestar bastante atenção”, reforçou.

“Geralmente, as provas da OAB têm aprovação de 18 a 20%. O resultado alcançado pelo nosso curso de Direito é fruto do trabalho incansável dos professores em incentivar os alunos a ler, escrever, falar e colocar dentro dele a marca UniFAE de que é possível. Parabenizo a todos que foram aprovados e que todos garantam a vaga também na segunda fase”, finalizou Arlindo Rodrigues.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here