Workshop ensinará como produzir um curta-metragem

Por Clovis Vieira
[email protected]

Apoiados pela Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, e ainda como parte das comemorações aos 200 anos de São João da Boa Vista, dois workshops gratuitos acontecerão nos dias 17, 24 e 25 de agosto. Ambos pretendem ensinar artistas e profissionais do audiovisual como criar um vídeo de curta-metragem. ‘Da Ideia à Estreia’ é o nome dos workshops.

Aprendizado: jovens são os mais interessados em aprender sobre a produção audiovisual (Divulgação/Arquivo Pessoal)

“Venha descobrir o seu talento e aprender sobre o mundo do audiovisual com a gente”, convidou Matheus Lianda, ator e diretor teatral e também professor de cursos livres e profissionalizantes de TV e cinema. No sábado (17), das 14h às 20h, o encontro acontecerá na Biblioteca Municipal de Águas da Prata.

Em seguida,  nos dias 24 e 25, o workshop será ministrado na Companhia Artes Insanes, no mesmo horário de Águas da Prata. Com vagas limitadas, os interessados podem se inscrever pelo link https://artesinsanes.com.br/matriculas.

CURTA METRAGEM

A proposta de trabalho escolhida por Lianda para a criação de curtas metragens em vídeo incluem organização e realização de curtas-metragens em vídeo digital para produções de baixíssimo custo, “possibilitando que qualquer pessoa interessada em fazer cinema crie e produza seus vídeos com estética cinematográfica”, afirmou. Um vídeo ou filme pode ser considerado de curta-metragem quando tem a duração igual ou inferior a 15 minutos de projeção.

Roteiros de curtas-metragens costumam ser mais sucintos e objetivos, assim como a própria produção audiovisual em questão. Um curta tem um papel importante no sentido de comunicar, de forma suscinta, uma ideia e uma visão em poucos minutos.

Nesse contexto, ele pode ter objetivos diferentes. Ou seja, pode tanto educar, informar, apresentar uma estética diferente, como também divulgar uma ação ou uma marca.

O foco desses workshops será a atuação teatral dos atores que participam de uma filmagem: “vou falar sobre improviso na atuação, exercícios, um pouco de história do cinema, fundamentos de atuação para câmera e a produção de um audiovisual na prática!”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here