UniFAE participa de dia histórico para a ciência brasileira

Por Ignácio Garcia
[email protected]

O reitor do Centro Universitário UniFAE, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira, participou da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação realizado nesta semana em Brasília (DF). O evento de abertura ocorreu na terça-feira, dia 30 de julho, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do secretário-geral da CNCTI, Sérgio Rezende, entre outras autoridades.

Em Brasília: cientistas, entidades e representantes do governo e da sociedade civil participaram (Divulgação/Luara Baggi/Ascom MCTI)

Um dia considerado “histórico” para a ciência, tecnologia e inovação, nas palavras do próprio presidente. O encontro voltou a ocorrer depois de 14 anos e sua principal conquista foi a entrega da proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), feita pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

“Um dia marcante para a sociedade. O Brasil precisa aprender a voar sozinho. É muito importante que vocês não tratassem o dia de hoje como uma coisa menor, como uma coisa insignificante. Os cientistas estão pensando no Brasil”, disse Lula para a plateia que lotava a plenária principal do complexo Brasil 21.

O tema da conferência foi “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e Desenvolvido”. Desde dezembro de 2023, foram realizados mais de 270 eventos preparatórios, envolvendo mais de 100 mil pessoas de diferentes setores sociais e em todos os estados do Brasil — entre eles o reitor do Centro Universitário sanjoanense.

Por três dias foram discutidos o futuro da ciência no Brasil para os próximos 10 anos, com 320 palestrantes que discutiram as prioridades das políticas públicas do setor. “Hoje vivemos um marco importante para a ciência brasileira, que é o coroamento da retomada do diálogo e da participação dos cientistas. Estamos fazendo esse evento por meio das vozes que estão com a mão na massa, na construção do dia a dia da política pública. Fico feliz de ver tanta diversidade, inteligência e a capacidade brasileira de pensar o Brasil”, disse a ministra Luciana Santos.

Participaram da conferência representantes do governo, cientistas, entidades e demais representantes da sociedade civil. Os principais assuntos tratados foram os desafios urgentes, como inteligência artificial, mudanças climáticas, transição energética, nova política de industrialização, financiamento à ciência e à tecnologia.

“Muito orgulho em representar a UniFAE e a região em um evento dessa magnitude. São conquistas que trarão novos e importantes rumos para nosso país e fazer parte deste trabalho mostra que estamos no caminho certo, em especial no ramo da educação. Nada disso seria possível sem o apoio de servidores, professores e alunos, que acreditam no potencial do melhor Centro Universitário municipal do Brasil”, destacou Marco Aurélio.

PBIA

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) prevê a compra de um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo e investimento de até R$ 23 bilhões em quatro anos, com o objetivo de nortear o desenvolvimento e a aplicação ética e sustentável da inteligência artificial no Brasil.

O plano aborda diretrizes para pesquisa e desenvolvimento até a regulamentação de práticas que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos. O investimento virá do orçamento, do FNDCT, de contrapartidas do setor privado, entre outras fontes de recursos.

A proposta pretende equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada com alta capacidade de processamento e alimentada por energias renováveis, incluindo o novo supercomputador. Também prevê desenvolver modelos avançados de linguagem em português, com dados nacionais que abarcam nossas características culturais, sociais e linguísticas.

No PBIA, foram delineadas 31 ações em diferentes áreas e com impacto a curto prazo, voltadas para resolver demandas urgentes na saúde, educação, meio ambiente, setor agrícola, indústria, comércio e serviços, desenvolvimento social e gestão do serviço público.

Ao receber o documento, o presidente Lula reforçou a importância do plano e afirmou que apresentará a proposta na semana que vem para os demais ministros. “O trabalho começou agora de verdade. Se preparem que vou cobrar vocês. Daqui para frente a minha obrigação é fazer isso acontecer”, finalizou o presidente em seu discurso.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here