Por Clovis Vieira
[email protected]
A vinícola Três Batalhas, situada no Bairro Areias, em Águas da Prata, lançou dois de seus vinhos — o ‘Sauvignon Blanc’ e o ‘Syrah’ — safra 2023, no Festival de Inverno de Espírito Santo do Pinhal e Região. O evento aconteceu na sexta-feira (26) e sábado (27), reunindo vinícolas, cafeterias, atrações turísticas e alta gastronomia em um só lugar, o Clube de Campo ‘Caco Velho’.
A produção dos vinhos pratenses que participaram da festividade é um projeto recente do empresário Geraldo Dezena que, depois de se aposentar do Banco do Brasil, criou a Solbras, empresa de energia solar, da qual também se aposentou. Seu próximo movimento foi adquirir um sítio, mudando completamente sua atividade, passando a cultivar café e uvas para fazer vinho.
“Os nossos vinhos foram produzidos dois anos depois do início das atividades. Como em qualquer outro tipo de lavoura — e esta nossa é, de fato, especial — as principais dificuldades enfrentadas foram o controle de pragas e doenças e as condições desfavoráveis do tempo”, afirmou Dezena. Além dos dois produtos apresentados naquela feira gastronômica, o empresário tem ‘cartas na manga’: “Ainda temos o ‘Syrah Trincheira’, o vinho reserva, que vai descansar por 12 meses em barricas de carvalho” antes de ser lançado para consumo.
VISITAÇÃO
O sítio onde as uvas são cultivadas está a uma altitude muito elevada: 1.350 metros acima do nível do mar, sendo a vinícola mais alta da Mantiqueira Vulcânica, “situação difícil para a lavoura de uvas, mas que se bem cultivada, propicia uvas para se fazer vinhos de excelência”. Foi o que aconteceu com o primeiro sauvignon blanc da vinícola. No Festival de Espírito Santo do Pinhal o produto tornou-se “uma verdadeira atração”, comemorou.
De acordo com ele, muitas pessoas se interessaram em provar os vinhos, que geraram enorme curiosidade, por apresentar aroma marcante de frutas tropicais como goiaba e maracujá, oferecendo no paladar excelente acidez, refrescância e retrogosto prolongado. Em breve, a vinícola Três Batalhas abrirá suas portas para visitação, degustação e vendas. “O local está sendo preparado para acolher turistas e amantes do vinho; seus jardins estão sendo decorados com esculturas que representam deuses greco-romanos, não faltando o deus Baco, que é o deus do vinho, das festividades e da alegria”, finalizou.
FESTIVAL
O festival aconteceu no Clube de Campo Caco Velho, na rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-342), que liga São João da Boa Vista a Espírito Santo do Pinhal, oferecendo importante experiência na exposição de produtos de toda a região e fortalecendo transações comerciais dos expositores. Além dos produtos disponíveis nos estandes da feira, os participantes tiveram a oportunidade de assistir às masterclasses de vinhos, cafés e gastronomia com especialistas reconhecidos em suas áreas, o que enriqueceu ainda mais a vivência no festival. A parte artística e de entretenimento do evento contou com quatro apresentações musicais, incluindo grupos de jazz, soul e pop nos dois dias de realização do encontro.