Rotary Club incentiva a leitura e a coleta de lixo eletrônico

Por Clovis Vieira
[email protected]

Diversos integrantes do Rotary Club de São João da Boa Vista-Sul participaram, no sábado (27), de dois projetos voltados à conscientização da população sanjoanense: o ‘Coleta de Lixo Eletrônico’ e o ‘Leitura na Praça’. O local foi a praça Cel. Joaquim José, entre 10h e 15h, quando a todo tipo de material eletrônico descartado pode ser entregue e encaminhado para destinação adequada e responsável.

Eletrônicos: em torno de 800 kg de sucata eletrônica foram arrecadados e serão descartados de forma consciente (Fotos: Divulgação/Rotary Sul)

Ao mesmo tempo, e naquele local, houve a retomada do projeto ‘Leitura na Praça’, interrompido devido à pandemia de Covid-19. Diferente de outras ‘feira de livros’, esta não exige cadastro dos leitores interessados, que podem escolher e levar os livros desejados. Da mesma forma, a campanha incentiva um rodízio, arrecadando livros em bom estado para serem também disponibilizados ao público que visita a praça.

ELETRÔNICO

“A coleta de lixo eletrônico é um evento que já fazemos há oito anos, semestralmente. Na verdade, a periodicidade desse evento vem sendo reduzida, que passou a ser trimestral, com vistas a se tornar um encontro mensal”, anunciou Eduardo de Souza Cardoso, 38, presidente do Rotary no biênio 2024-2025. É classificado como lixo eletrônico todo aparelho que pode ser ligado numa tomada de energia elétrica para funcionar ou que requer o uso de pilhas como fonte de alimentação.

A preocupação do clube de serviços é que esse tipo de lixo pode acabar sendo descartado em terrenos baldios, em caçambas que ficam pela cidade, e que terminam em lixões poluindo perigosamente o local, tornando-se ameaça a animais domésticos e crianças por perto. “Este é um dos enfoques do trabalho que o Rotary faz, relativo ao meio ambiente. Nós queremos passar essa ideia ao público, de cuidado com o planeta em que vivemos e vamos viver por muito tempo ainda”.

LIVROS GRÁTIS

Cardoso afirma que o ‘Leitura na Praça’ é um projeto de incentivo à leitura. “Quem passar por aqui e gostar de ler, pode escolher o seu exemplar, fazer sua leitura aqui mesmo ou até levar consigo. E pedimos que, no próximo evento, as pessoas tragam os livros que não serão mais lidos em casa para serem doados ao Rotary”, incentivando esse rodízio. A seleção disponível nesta edição estava impressionando: uma coleção inteira do escritor Jorge Amado, livros de autoajuda, biografias, poesia diversa entre muitos clássicos brasileiros, em exemplares muito bem conservados.

O fato de a sede do Rotary Club de São João da Boa Vista-Sul se localizar em frente à praça Rui Barbosa, próxima à Estação das Artes, está motivando os integrantes do clube de serviços a realizarem ali ambos os eventos, em futuro próximo. “Essa mudança poderá facilitar o nosso trabalho e continuará ao acesso do público; o que nós queremos é incentivar essas duas práticas: a leitura de boas obras e o descarte consciente de lixo eletrônico”, finalizou.

Livros grátis: volta da campanha ‘Leitura na Prata’ promoveu o empréstimo de 110 livros

RESULTADOS

Veja só o que o sanjoanense descartou somente nesta edição: 14 TVs, duas máquinas de lavar Roupa, sete notebooks, 18 aparelhos de DVD, 15 impressoras, 11 CPUs,  três ventiladores, 02 Fritadeiras Elétricas, 18 ferros de passar roupa, uma lavadora de alta pressão (WAP), dois videos-cassetes e 15 celulares, entre outros itens como pilhas e fios, em um total de 800 kg de sucata eletrônica. Na campanha ‘Leitura na Praça’ foram emprestados 110 livros.

A diretoria do Rotary informa que a próxima edição de ambas as campanhas acontecerá no dia 7 de setembro, sábado, na praça Rui Barbosa e na sede do clube.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here