Nova rádio educativa FM chegará em até dois anos

Por Bruno Manson
[email protected]

Em breve, São João da Boa Vista contará com mais uma rádio educativa. Trata-se da 86,7 FM, Canal 194, emissora consignada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Governo Federal. O novo veículo de comunicação estará sob a responsabilidade do campus sanjoanense do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Comunicação: campus sanjoanense contará com emissora FM de rádio educativa (Divulgação/IFSP)

A autorização foi dada por meio da Portaria nº.: 13.118, do Ministério das Comunicações, datada de 7 de maio. Conforme apurado, a ação faz parte de um projeto de ampliação da comunicação pública pelo Governo Federal, que concedeu diversas consignações de rádio a universidades e institutos federais por todo o Brasil, integrando a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Atualmente, a rede conta com a participação de mais de 110 emissoras de televisão e cerca de 150 de rádio, incluindo as já em pleno funcionamento e as que estão em fase de implantação.

TRÂMITES

A implantação da nova emissora de rádio ocorreu por meio do trabalho do diretor-geral do campus São João, professor Diego Valente, com apoio da reitoria do Instituto Federal de São Paulo, que também terá outra emissora em Barretos (SP).

No início de maio, ele esteve em Brasília (DF), onde participou de um encontro de dois dias, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Na ocasião, discutiu-se o papel e os rumos da comunicação pública governamental, além de tratar sobre a implantação futura da emissora.

O prazo para a concretização da nova FM sanjoanense é de dois anos. Para isso, a Empresa Brasil de Comunicação está assessorando as instituições federais de ensino e até já foram montados dois grupos de trabalho. Um é liderado pelo Instituto Federal do Paraná, que faz os levantamentos técnicos dos equipamentos a serem instalados para estúdio e transmissão. Contudo, a EBC também forneceu opções para a compra, que deve ser bancada pelas instituições beneficiadas.

Entusiasmado, Valente destaca que a criação desta rádio é de grande relevância para a instituição de ensino. “Trata-se de um marco para o campus sanjoanense, dada a importância de se levar informação e entretenimento de qualidade ao município e demais cidades da região que receberão o sinal. Será um desafio contribuir para a comunicação pública, além de sairmos à frente entre os atuais 37 campi do IFSP”, relatou.

CONGLOMERADO DE MÍDIA

A Empresa Brasil de Comunicação é uma empresa pública federal que possui um conglomerado de mídia no País, tendo sido criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais. Também é responsável pela EBC Serviços, ramo que produz ‘A Voz do Brasil’ para a Secretaria de Governo da Presidência da República, gerencia a Rede Nacional de Rádio, licencia os programas dos veículos da EBC, fornece monitoramento e análise de mídias sociais e realiza todo o trabalho de publicidade legal para os órgãos da administração pública federal.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here