Por Pedro Souza
[email protected]
Maringá (PR) – O MUNICIPIO foi um dos dois veículos de imprensa do Estado de São Paulo convidados para o evento da Sicredi Dexis, realizado na segunda-feira (22) em sua sede em Maringá (PR). O evento reuniu produtores e parceiros para o lançamento do Plano Safra 2024/2025, com uma expectativa de liberar R$ 4,1 bilhões em crédito rural, superando os R$ 3,5 bilhões da safra anterior com 11 mil operações.

Com mais de 300 pessoas presentes, incluindo autoridades como o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza, e o secretário-executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Daniel Miranda, o evento marcou um momento significativo para a cooperativa e para o agronegócio regional. Na abertura, transmitida ao vivo pelo YouTube, o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, enfatizou que a cooperativa garantiu recursos próprios para os produtores mesmo quando o crédito governamental se esgotou no ano passado. “Este é um momento importante para a cooperativa”, destacou Ferreira.
Natalino Avance de Souza reforçou a missão do Paraná em continuar sendo o ‘supermercado do mundo’ e destacou a importância dos investimentos em manejo do solo para mitigar os impactos das adversidades climáticas. Vitor Pasquini, gerente de Desenvolvimento de Crédito Agro, explicou as mudanças do Plano Safra lançado pelo governo federal, abordando as taxas de juros e os tetos de financiamento. “O Sistema Sicredi responde por 10% do crédito rural do Brasil. No caso da Dexis, o agro corresponde a 50% da nossa carteira de crédito”, explicou Pasquini.
O engenheiro agrícola Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere do Brasil, palestrou sobre a intensificação dos eventos climáticos e a necessidade de investir em irrigação, centros de meteorologia avançados, aumento da capacidade de armazenamento de grãos e tecnologia.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Como parte da estratégia de lançamento do Plano Safra, a Sicredi Dexis realizará a partir desta semana cinco edições do ‘Prosa com o Produtor’. Estes eventos visam apresentar maquinários, implementos agrícolas e placas solares, além de oferecer minipalestras sobre o Plano Safra, linhas de crédito e produtos voltados ao agronegócio. Os programas Trator Solidário e Pró-trator, dos governos do Paraná e São Paulo, também serão destacados para a compra de tratores e maquinários com custos reduzidos para produtores familiares.
Os eventos, gratuitos para expositores e visitantes, acontecerão a partir das 8h30 nas seguintes datas e locais:
— 27 de julho no Parque de Exposições de Paranavaí (PR);
— 3 de agosto na Fazenda Casarão em São João da Boa Vista (SP), no Parque de Exposições em Maringá (PR), e na Fazenda Quilombo em Limeira (SP);
— 10 de agosto no Parque de Exposições em Londrina (PR).
CONEXÃO COM SÃO JOÃO
Em entrevista exclusiva, o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, expressou seu entusiasmo com o potencial da região de São João da Boa Vista. “Estou feliz, estive na região na semana passada e o preço do café, da batata e da cebola estão ótimos. Fiquei contente que está dando uma boa rentabilidade. Mas temos de entender que as coisas são cíclicas e tudo tem seu ciclo, é preciso fazer reserva, se organizar e planejar”, afirmou.
Ferreira destacou a importância de levar o agronegócio para a Sicredi Dexis na região. “A agricultura da região de São João é bem diversificada, tem todas as linhas e queremos levar essas informações ao produtor e aos associados da região. Tem potencial para crescer mais do que aqui no Paraná, onde estamos mais consolidados. Estamos fazendo esse trabalho para expandir e queremos evoluir ainda mais. O produtor vai sentir essa confiança que o daqui do Paraná já tem”, destacou.
A expectativa é de que o Plano Safra 2024/2025 fortaleça a economia agrícola de São João e traga novas oportunidades e desenvolvimento para os produtores locais, consolidando ainda mais a região no cenário do agronegócio nacional.


