Por Clovis Vieira
[email protected]
Para reduzir o risco de interrupção no fornecimento de energia causado pela interferência de árvores na rede elétrica, a Neoenergia Elektro, em ação conjunta com a Prefeitura de São João, iniciou, na segunda-feira (15), o trabalho de poda de vegetação em contato com a rede elétrica.

A operação conta com o apoio de 14 eletricistas equipados com veículos apropriados da concessionária e de equipes da gestão municipal que irão recolher os resíduos. As equipes irão percorrer vários pontos da cidade já mapeados em conjunto com a Prefeitura.
“Os galhos, em contato com a rede elétrica, podem provocar rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até curto-circuito aumentando o risco de incêndio e choque elétrico”, explicou Fábio Lima, gerente da Neoenergia Elektro.
As equipes seguem todos os critérios ambientais retirando somente as partes que estão próximas à rede elétrica e priorizando a preservação das espécies. O serviço de poda só deve ser realizado por profissionais qualificados para não danificar as árvores.
PLANTIO E MANUTENÇÃO
A responsabilidade pela fiscalização do plantio correto e pelas podas é da prefeitura, que deve ser acionada pela população quando houver necessidade de poda de árvores em espaço público ou para fazer denúncia de plantio irregular. Cabe ainda ao órgão ambiental municipal auxiliar na escolha da espécie mais adequada para determinada localidade, e também orientar sobre as regras do município.
Confira dicas importantes sobre o plantio e manutenção de árvores:
– Antes de plantar uma árvore é preciso avaliar o espaço e a espécie adequada de acordo com o normativo de cada município;
– As árvores, especialmente as de médio porte, devem ser plantadas em calçadas opostas a fiação de energia;
– Árvores de grande porte só devem ser utilizadas na arborização de praças, bosques, parques, grandes canteiros e espaços abertos, sendo observada a distância em relação a rede elétrica;
– É preciso conhecer previamente a planta para saber a necessidade e o momento da poda, assim como que partes devem ser aparadas;
– A responsabilidade da poda em residências e propriedades particulares são do proprietário e não deve ser realizada em dias de chuva, já que o tronco e folhas molhadas oferecem risco de acidentes;
– Em espaços públicos, a poda deve ser solicitada à Prefeitura.
Esses serviços também podem ser realizados por profissionais devidamente capacitados, que dominem técnicas apropriadas para realizar tais intervenções, normalmente autorizado pela prefeitura. Em caso de dúvidas, a distribuidora está disponível pelo 0800-701-0102.